A 3ª Jornada de Atualização em Legislação Ambiental, Segurança do Trabalho Rural e Legislação Trabalhista será finalizada em Campo Verde (a 130 km de Cuiabá), na sede da Cooperfibra, na próxima quarta-feira (21/11), a partir das 8h. A iniciativa é do Instituto Algodão Social (IAS), em parceria com a Agenda do Trabalho Decente em Mato Grosso e o apoio dos Núcleos Regionais da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (AMPA).
Até agora, a 3ª Jornada de Atualização já reuniu 223 pessoas em Campo Novo do Parecis, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sapezal e Sorriso. O público-alvo é formado por produtores de algodão e seus prepostos, gerentes, gestores em cargos de direção, engenheiros agrônomos, responsáveis técnicos, técnicos agrícolas, técnicos de segurança, gestores de RH e colaboradores indicados pelos associados da AMPA.
A 3ª Jornada de Atualização será aberta com uma apresentação sobre a Agenda do Trabalho Decente em Mato Grosso e, em seguida, a professora Tatiana Monteiro Costa e Silva fará palestra sobre Legislação Ambiental (Novo Código Florestal). A jornada terá ainda palestra de atualização em Legislação Trabalhista Rural (CLT/LTR), a cargo do diretor executivo do IAS, Félix Balaniuc, e de atualização sobre Segurança do Trabalho Rural (NRs 31 e 33) sob a responsabilidade de José Hortêncio Ribeiro, do Tribunal Superior de Trabalho (TST).
A 3ª Jornada de Atualização é realizada em colaboração com o Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt) e os sindicatos rurais dos municípios algodoeiros. A inscrição do curso de atualização é gratuita, mas os organizadores solicitam aos participantes que tragam alimentos não perecíveis para serem distribuídos a entidade beneficentes da região onde for realizado o curso. A inscrição pode ser feita com a secretaria indicada pelo representante local ou na Secretaria Geral do Evento através do email curso@algodaosocial.com.br ou pelo telefone (65) 3622.2530 (falar com Marcelma ou Paula).
BCI - Entre 10h e 12h, a programação do evento inclui a Reunião de Conscientização BCI (Better Cotton Iniciative), coordenada pela engenheira agrônoma Marcelma Maciel do IAS e dirigida a todos os produtores de algodão que tenham interesse em aderir ao programa que, a partir da safra 2012/13, será compatibilizado com o programa de certificação ABR (Algodão Brasileiro Responsável). Ambos (ABR e BCI) serão coordenados e executados em conjunto pelas equipes técnicas do IAS.
Lançado pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), o ABR é um programa nacional que une numa única regra de certificação os protocolos utilizados pelo IAS em Mato Grosso e o Programa Socioambiental da Produção de Algodão (Psoal) nos demais estados produtores. O BCI, por sua vez, começou a ser implantado em fazendas mato-grossenses e de outros três estados brasileiros na safra 2010/11, e propõe a produção de um algodão global “melhor para quem produz, para o meio ambiente em que é cultivado e para o futuro do setor”.