O governador Geraldo Alckmin lançou o Via Rápida Ambiental da Aquicultura. A cerimônia de assinatura do decreto, que simplifica o licenciamento de atividades aquícolas, contou com a presença do ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella.
"Queremos, em dez anos, quintuplicar a produção de peixe. Hoje a aquicultura produz 40 mil toneladas/ano e nós queremos ir pra 200 mil", afirmou Alckmin. O governador falou ainda sobre a importância do consumo da carne do peixe, destacou que a cadeia produtiva gera muitos empregos e que o decreto dá segurança jurídica ao produtor.
Na ocasião, os secretários de estado do Meio Ambiente, Bruno Covas, da Agricultura e Abastecimento, Mônika Bergamaschi, e da Justiça e Defesa da Cidadania, Eloísa de Souza Arruda, assinaram uma resolução conjunta que regulamenta o licenciamento ambiental da atividade no Estado de São Paulo.
"Esse decreto aqui de São Paulo, que preserva o meio ambiente e estimula aquicultura e a produção de peixe, vai para o Brasil todo, vai ser um bom exemplo de sustentabilidade com produção", disse o governador.
Os empreendimentos aquícolas envolvem uma série de atividades, dentre elas a piscicultura (criação de peixe), a ranicultura (criação de rã), a carcinicultura (criação de camarão) e malacocultura (criação de moluscos).