Depois de enfrentar uma das crises mais agudas da história em 2012, a avicultura paulista encerra o ano com comemoração. A cadeia produtiva conseguiu se unir, equilibrar a oferta, garantir preços remuneradores e fechar o ano com margens, recuperando as perdas do ano passado. O setor encerra 2013 com a avicultura melhor estruturada e empresas avícolas paulistas mais fortes e otimistas para o próximo ano, defendeu o Presidente da Associação Paulista de Avicultura (APA), Érico Pozzer, durante o tradicional jantar de encerramento do ano promovido pela entidade.
“Apesar dos custos de produção mais altos em relação a 2012, os preços de venda do frango também foram melhor, aliás muito melhor, o que possibilitou às empresas paulistas fecharem o ano com margem positiva. Uma margem pequena, mas pelo menos tiveram uma margem positiva. Acredito que a maior parte das empresas avícolas do Estado de São Paulo conseguiu recuperar em 2013 as perdas de 2012”, disse o presidente da entidade.
Para ele, outra vitória do setor é encerrar o ano com avanços no status sanitário do plantel no Estado. “Cuidamos bem da sanidade do nosso plantel, atendemos todas as normativas e biosseguridade. E isso traz segurança ao país, especialmente falando do mercado externo. Além de todas estas medidas implementadas, nenhuma doença nova apareceu”.
Parcerias estratégicas
O relacionamento da APA com os governos Estadual e Federal também foram apontados entre os pontos altos deste ano. “Este relacionamento foi importante para a avicultura paulista encerrar o ano melhor estruturada”. A mesma opinião foi compartilhada pela Secretária de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Mônika Bergamaschi, presente no jantar. “A avicultura tem vitórias a comemorar neste ano. A união do setor, com lideranças firmes da APA e da UBABEF, conseguiu se organizar, reduzir o alojamento para recompor preços e melhorar a situação de todos. Estamos encerrando este ano com um quadro muito diferente de 2012”, disse a secretária.
Ela destaca a força da parceria entre a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo com a cadeia avícola. Autorização de crédito do ICMS para empresas avícolas do Estado, levar para a cidade de Guatapará, polo de produção de ovos, o mesmo trabalho que já havia em Bastos com vacina recombinante e um convênio que prevê a contratação de médicos veterinários pela APA são alguns dos resultados desta parceria destacados pela secretária.
“E esta parceria não foi forte apenas no momento de crise, pelo contrário. A união entre o setor de aves e a Secretaria de Agricultura se intensifica, pois é uma parceria disposta a encarar desafios da atividade e contribuir com o trabalho da secretaria. Também chamou a atenção, neste ano, o apoio incondicional deste setor para as questões sociais. Mesmo em momento de crise, eles nunca deixaram de contribuir com o Fundo Social de Solidariedade, nunca deixaram de fazer pelos outros, pelo social. É uma atividade que cria e com produz bem-estar para a sociedade”.
APA premia profissionais da avicultura
Durante o jantar, realizado em São Paulo, a Associação Paulista de Avicultura (APA), homenageou profissionais de destaque no setor pela contribuição com a cadeia produtiva. Neste ano, os homenageados foram o Consultor José Carlos Teixeira, o Diretor Executivo do Sindicato Rural de Bastos, Yasuhiko Yamanaka e a Secretária de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Mônika Bergamaschi.