Entre os dias 29 e 30 de outubro, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) capacitará 25 técnicos da Funai/ Brasília para que possam difundir os programas da Companhia junto às comunidades indígenas. Com essa ação, a Conab pretende se aproximar cada vez mais das comunidades tradicionais e auxiliá-las com a aplicação dos seus programas.
Os técnicos da Funai irão atuar como multiplicadores de conhecimentos relativos ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e à Política de Garantia de Preços Mínimos para Produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio). Em uma segunda etapa, serão capacitados técnicos das coordenações regionais da Funai. Na terceira e última etapa, a Conab promoverá capacitações nas próprias aldeias indígenas, coma possibilidade de realizar intercâmbios de experiências entre as comunidades que já acessam o PAA e aquelas que têm a intenção de comercializar sua produção por meio do Programa.
Em 2011, cerca de 750 famílias indígenas participaram do PAA. Os alimentos adquiridos nas aldeias por meio desse programa são doados para escolas, aldeias vizinhas e entidades de assistência social em diversos municípios. No caso da PGPMBio o governo estabelece quais os produtos extrativos e o seu preço mínimo para os extrativistas. Caso eles vendam por um preço inferior ao estipulado, a Conab efetua o pagamento da diferença na forma de subvenção. (Assessoria de Imprensa/Conab)