O Plano Safra 2014/2015, o Código Florestal, em especial a implantação do Sicar (Sistema Nacional de Cadastro Rural), e a substituição das garantias vinculadas aos programas de Securitização Pesa e Recoop, foram alguns dos assuntos em pauta na terceira reunião do Conselho Consultivo do Ramo de Cooperativas Agropecuárias da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). O encontro aconteceu na tarde desta segunda-feira (02/12), na sede do Sistema Ocepar, em Curitiba. Participaram representantes de 11 estados que integram o Conselho, o superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, o presidente do Sistema Ocepar e diretor da OCB, João Paulo Koslovski, e integrantes do Sistema OCB. Participaram pela Ocepar, o gerente técnico e econômico, Flávio Turra, e o analista técnico, Robson Mafioletti. “Os temas tratados, posteriormente, serão levados à diretoria da OCB que fará toda a gestão institucional e política dos assuntos”, disse o coordenador nacional do ramo agropecuário, Luiz Roberto Baggio. De acordo com ele, outro objetivo da reunião é fazer o fechamento do que foi realizado ao longo do ano. “Vamos focar, em especial, na parte tributária, principalmente, na incidência sobre a cadeia produtiva”, comentou.
Avanço - “Além de fazer uma avaliação daquilo que está sendo feito, e receber sugestões, queremos coletar subsídios para que a gente possa continuar trabalhando de forma organizada e disciplinada, e assim poder avançar no contexto do agronegócio brasileiro”, disse o presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, que abriu a reunião. De acordo com o dirigente, o ramo agropecuário tem muito o que comemorar em 2013. Ele lembrou que diversas conquistas resultaram do apoio operacional das cooperativas e unidades estaduais. “Muitas vezes o assunto, ou seja, a demanda que chega até nós é desconhecida pelos profissionais do Sistema OCB. Mas trazendo a expertise que cada estado tem, em diferentes setores do setor agropecuário, o nosso posicionamento e a nossas reivindicações no âmbito de Brasília ficam mais fortalecidas”, ressaltou.
Integração - O superintendente da OCB, Renato Nobile, destacou que a reunião do Conselho Consultivo do Ramo Agropecuário, além de operacional, é estratégica, porque, além de discutir assuntos relacionados ao fechamento do ano para o ramo e de estabelecer um norte de trabalho para 2014, é uma oportunidade de integração para o grupo, que ainda pode vir ao Paraná e conhecer o Sistema Ocepar. Na ocasião, o presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, falou sobre a organização do cooperativismo do estado e apresentou dados mostrando o desenvolvimento das cooperativas paranaenses. “Então, fico duplamente feliz, por ser uma reunião muito bem focada, com uma avaliação e estabelecimento, em comum acordo, do planejamento para 2014, somado a receptividade do Paraná, pois foi uma oportunidade para colegas de vários estados, que não conheciam a Ocepar. É uma grande alegria, poder compartilhar este momento e sermos recebidos aqui na Ocepar”, afirmou