A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) e a Câmara dos Deputados vão promover no próximo dia 11 de dezembro em Brasília uma grande mobilização em apoio aos produtores rurais para debater principalmente as questões indígenas e a ameaça ao direito de propriedade.
De acordo com o presidente da FPA, deputado Luis Carlos Heinze (PP-RS), a manifestação terá o apoio da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e das demais entidades do setor rural para alertar o Brasil sobre os problemas em enfrentados pelo setor.
Leia mais:
Semana de Mobilização Nacional Indígena faz debates e protestos em todo país contra PEC 215
Frente de Apoio a Indígenas classifica Comissão Especial de “duro golpe” e prepara mobilização
Heinze reclama da falta de palavra do ministro da Justiça José Eduardo Cardozo e da ministra Gleisi Hoffmann na hora de cumprir compromissos honrados como a publicação da portaria 303.
“O governo está nos enrolando. Já nos prometeram publicar a portaria 303, a Advocacia Geral da União já concordou com o texto, mas o ministro Cardozo pediu para revisar. Há meses estamos num impasse e o produtor não pode mais esperar”, disse o líder ruralista.
A FPA também vai retomar a mobilização para instalar a PEC 215, a proposta de mudança na constituição que dará a última palavra ao congresso sobre a criação e ampliação de terras indígenas.
“O presidente da Câmara Henrique Alves também está nos enrolando. Por isso vamos insistir com a PEC 215 porque ela nos dará segurança jurídica”, acrescentou.
Os membros da FPA participam nesta sexta-feira de audiência pública em Vicente Dutra, no Rio Grande do Sul, para discutir a falta de policiamento no episódio da invasão de um balneário por dezenas de indígenas armados com arcos e flechas.
O debate foi proposto pela FPA através do deputado gaúcho Vilson Covatti, do PP, no âmbito da Comissão de Agricultura da Câmara.