As incertezas com a safra da soja estão causando preocupação nos produtores rurais mato-grossenses que estão com dificuldades para conseguir cobrir os custos de produção. A estimativa é de que na safra 24/25 haja a produção de 43,68 milhões de toneladas da oleaginosa.
Leia também
Produtores de MT enfrentam dificuldade na lavoura com seca e custo elevado da produção
Produtor de soja vai precisar vender 55 sacas por hectare para cobrir custos de produção
O produtor e ex-presidente da Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas da Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Ricardo Arioli, explicou que o custo elevado da produção tende a ser puxado pelo preço dos defensivos agrícolas e maquinários.
"Isso é uma preocupação enorme porque nós tivemos dois bons anos, sendo um durante a pandemia onde tivemos boas produtividades e ótimos preços mas não durou muito. Subiu tudo, máquinas, adubo, sementes, defensivos. Acontece uma coisa que também é natural que os preços da soja e do milho caíram e os preços dos produtos não. Nosso custo de produção continua alto e nós estamos com uma margem muito limitada", afirmou.
Segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), o grão deve ser plantado em 12,56 milhões de hectares com a produção de 43,68 milhões de toneladas.
Diante dos fatores que podem impactar a safra, como condições climáticas, ocorrência de pragas
e doenças, o rendimento deve ser de 57,97 por hectare.
Um levantamento divulgado no mês de maio pelo instituto apontou que o produtor de soja vai precisar produzir pelo menos 55 sacas de hectare para custear a produção da safra 24/25.