Mato Grosso recebe, pela primeira vez, o Congresso da Aviação Agrícola do Brasil, que reúne especialistas da aviação agrícola de todo o país e do exterior. O evento teve início na terça-feira (20), e segue até quinta-feira (22), no Aeroporto Executivo Santo Antônio, em Santo Antônio do Leverger, a 30 km de Cuiabá. Durante a programação, haverá demonstrações aéreas de aeronaves, drones, tecnologias, equipamentos e serviços, debates, painéis e cursos.
Leia mais
Obras da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste devem chegar em Mato Grosso em 2025, diz gerente
Para o diretor do aeroporto, Nathan Souza, é uma honra sediar um evento desse porte e inédito no Estado, que trará benefícios não só para a aviação agrícola diante dos temas que serão debatidos, como também a outros setores como comércio e turismo.
“Tenho certeza que esse evento, promovido pelo Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag), que é a maior feira de aviação agrícola, já é um sucesso, pois existe há anos. E como é a primeira vez aqui em Mato Grosso, estou bastante animado. Colocamos Deus em primeiro lugar, e tenho certeza que vai ser o primeiro de muitos anos aqui” afirma Souza.
Na avaliação de Nathan, a feira traz inúmeros benefícios para a região, agregando na infraestrutura, comércio local, rede de hotelaria e muito mais. “Hoje mesmo fiz algumas ligações, a maioria dos hotéis em Várzea Grande e Cuiabá estão todos esgotados. E aí o primeiro dia em si vem mais ou menos 2 a 3 mil pessoas. Na quarta-feira, é o dia que mais vai vir gente, tem 174 estandes e 220 marcas expostas. Fiquei bastante satisfeito. O governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha veio, o governador Mauro Mendes, nosso senador Jayme Campos e entre outros deputados, prefeitos, ministros”, complementou.
A abertura oficial do evento aconteceu na terça-feira (20), às 18h. Antes da abertura oficial, às 13h, o primeiro painel discutiu a “Aviação agrícola e o ganho da produtividade na lavoura".
Na quarta-feira (21) às 11h, haverá um painel sobre sustentabilidade no combate a incêndios florestais com aeronaves. As perspectivas mercadológicas e políticas para o setor agrícola do Brasil serão discutidas, às 17h. Às 18h, haverá o painel "Desafios e Oportunidades do Agronegócio de MT".
No dia 22, além dos minicursos sobre uso dos biológicos na aviação agrícola, entre outros, haverá demonstrações práticas no aeroporto.
Para o translado até a capital, há um motorista executivo para levar os passageiros e dois veículos disponíveis para os comandantes.
A programação completa pode ser acessada no site do Congresso:
https://congressoavag.org.br.
Infraestrutura
O diretor do aeroporto, Nathan Souza, explica que o aeroporto conta com uma pista de 1.800 metros, 11 hangares, oficina de aeronaves a pistão, oficina de helicóptero, táxi aéreo, corpo de bombeiros, abastecimento e balizamento noturno, além de poder operar 24 horas e com capacidade de atender pequeno, médio e grande porte de aeronaves executivas.
Além da operação aeroportuária, está sendo desenvolvido um complexo para atender outros setores, entre eles o Aeronáutico.
Está em construção um restaurante e um bar dentro de um Boeing. A ideia é também criar algumas galerias para lojas, bares e um hotel. O aeroporto é 100% murado, conta com uma sala VIP moderna, com suítes, sala de descanso para comandantes, sala de plano de voo e sala de reuniões.