Dados do Projeto Acompanhamento dos Custos das Produções Agropecuárias de Mato Grosso (ACAPA-MT) apontam que os produtores de milho em Mato Grosso terão dificuldades para cobrir os custos da safra 24/25 no estado.
Leia também:
Mato Grosso deve produzir mais de 12 bilhões de litros de etanol do milho em até 10 anos
Segundo as informações divulgadas nesta semana, a estimativa é de que os produtores rurais precisem produzir 142,44 sacas por hectare na próxima safra para conseguir custear o operacional total incluindo depreciações e pró-labore.
O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) apontou que a produtividade média das últimas três safras foi de 110,85 sacas por hectare. Ou seja, a princípio, o produtor conseguirá cobrir apenas os custos da temporada.
A estimativa de produção para a próxima safra ainda não foi divulgada. Na safra 23/24 houve a produção superior a 43 milhões de toneladas do grão.
"Por fim, com os custos elevados e a produtividade em aberta para a próxima safra é necessário que o produtor continue atento às melhores oportunidades de negócio e tente minimizar as suas despesas na temporada", disse o relatório.