Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 06 de novembro de 2025

Notícias | Geral

em cuiabá

Setor florestal marca presença na Expoind 2025 e reforça importância do manejo sustentável em Mato Grosso

Setor florestal marca presença na Expoind 2025 e reforça importância do manejo sustentável em Mato Grosso
O setor de base florestal participa, nesta semana, da Expoind – uma das principais feiras multissetoriais realizada entre 4 e 6 de novembro em Cuiabá. A participação é uma ação conjunta do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira de Mato Grosso (Cipem) e do Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal (FNBF), em parceria com os sindicatos que representam as indústrias madeireiras das diferentes regiões do estado.


Leia mais
Expoind MT 2025 reúne mais de 100 indústrias e impulsiona negócios e inovação


Para o presidente do Cipem, Ednei Blasius, estar presente na Expoind é um movimento estratégico para ampliar o diálogo com o público mato-grossense sobre a importância do setor. "É preciso falar para dentro também. Participamos de muitos eventos nacionais e internacionais, temos o Madeira Sustentável que leva informações para os grandes centros do país, mas precisamos apresentar nossa produção aqui para Mato Grosso, mostrar como é feito o manejo e os benefícios que ele traz", afirma.

O estande reúne informações técnicas, produtos de madeira nativa resultantes do manejo florestal, dados sobre o potencial econômico do setor e conteúdos que reforçam o papel da atividade na manutenção da floresta em pé. Hoje, mais de 90% da madeira produzida legalmente em Mato Grosso vem de áreas submetidas ao manejo autorizado, com planos aprovados, monitoramento e rastreabilidade.

O presidente do Simno, Sindicato da Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste de Mato Grosso, João Paulino, destacou a importância da participação em feiras como a Expoind e citou os diferentes segmentos de atuação, mostrando a diversidade do setor de base florestal e sua importância para economia regional.

"É uma grande satisfação ver nossos associados à frente na Expoind, mostrando a força do setor florestal. O William Zan, da Madezan, apresenta a Firewoods, com lenha de jatobá para churrasco; Roberto Rios traz a qualidade das portas Fortaleza; e Fábio Bassegio, da Bassegio Madeiras, expõe móveis e portas de manejo sustentável. A presença deles reforça a importância do associado estar ativo, mostrando produtos que valorizam o trabalho e o potencial do nosso setor."

Além do estande, o Cipem integra a programação técnica do evento. O presidente Ednei Blasius será um dos palestrantes e apresentará o painel "Rastreabilidade da madeira: avanços, desafios e o que ainda precisa mudar", abordando entraves regulatórios, excesso de burocracia e soluções para garantir segurança jurídica e competitividade ao setor.

A Expoind 2025 acontece de 4 a 6 de novembro, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, reunindo empresas, instituições e profissionais de diversos segmentos estratégicos da economia mato-grossense.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet