Em março, Mato Grosso teve aumento no volume de vendas no comércio varejista em relação a fevereiro, mas teve queda no volume de vendas no comércio varejista ampliado, que inclui as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção. Os dados foram consultados pelo
Agro Olhar na
Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Leia também:
Com preço nas alturas, especialista explica que valor pago na carne depende principalmente do varejo
De acordo com a PMC, o volume de vendas no comércio varejista mato-grossense teve alta de 1,7% em março, em comparação ao mês de fevereiro, na série com ajuste sazonal. Com isso, a média móvel trimestral avançou em 1% no trimestre encerrado em março.
Ainda conforme a pesquisa, porém, no comércio varejista ampliado, que inclui as atividades de Veículos, motos, partes e peças e de Material de construção, o volume de vendas em março de 2022 diminuiu em 0,7%, em relação ao mês de abril. Nesse índice, a média móvel trimestral avançou em 0,5% no trimestre encerrado em março de 2022.
Período
|
Varejo |
Varejo Ampliado |
Volume de vendas (%) |
Receita nominal (%) |
Volume de vendas (%) |
Receita nominal (%) |
Mar / Fev* |
1,7 |
3,3 |
-0,7 |
1,2 |
Mar 2022 / Mar 2021 |
5,3 |
20,1 |
2,6 |
19,2 |
Acumulado 2022 |
4,7 |
20,9 |
2,9 |
20 |
Acumulado 12 meses |
1,7 |
17,5 |
5,8 |
21,6 |
*Série COM ajuste sazona |
Enquanto isso, no País, o volume de vendas no comércio varejista nacional teve alta de 1,0% em março de 2022, em frente ao mês imediatamente anterior, na série com ajuste sazonal. Com isso, a média móvel trimestral avançou em 1,6% no trimestre encerrado em março. No comércio varejista ampliado, o volume de vendas aumentou 0,7% frente a fevereiro. Nesse índice, a média móvel trimestral avançou em 1,1% no trimestre encerrado em março de 2022.