Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Artigos

Esse Cara é o Agro…

Divulgação

Roberto Carlos encanta de novo o Brasil com “Esse Cara sou Eu”: “Por você, ele encara o perigo… Seu melhor amigo… Esse cara sou eu”. E a agropecuária brasileira encanta o The Economist, prestigiosa publicação britânica: “Nos últimos 20 anos o único setor que ganhou competitividade no Brasil foi o de agronegócios”, disse o presidente do CLP – Centro de Liderança Pública, analisando estudo encomendado à Unidade de Inteligência do grupo inglês The Economist.

Um senão: “o Brasil está sendo percebido pelos estrangeiros como um ambiente mais seguro para fazer negócios, e isso atrai investimento de longo prazo. Mas ainda há muito a ser feito no que se refere a questões estruturais, como educação, infraestrutura, qualificação de mão-de-obra”, concluiu o presidente do CLP.

Para comprovar este estudo, os pífios resultados do PIB brasileiro do terceiro trimestre de 2012 mostram que o cara da economia brasileira é realmente o agro. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que o Produto Interno Bruto do Brasil subiu 0,6% no terceiro trimestre na comparação com o trimestre anterior, somando exatos R$ 1.098,3 bilhões. Em relação ao mesmo período do ano passado, a alta do PIB foi de 0,9%, com destaque para a agropecuária. Com um crescimento de 3,6% ante o 3º. trimestre de 2011, os números da evolução do setor do País, não obstante as incontáveis adversidades e pouca ajuda externa que cansamos de apontar neste espaço, mostram dados que sustentam números positivos para a economia do País.

Esta situação de destaque vai ser testada neste último trimestre do ano, que vai fechar os números de 2012. Na verdade deveremos ter, em particular no último bimestre, novembro e dezembro, uma queda significativa no faturamento dos vários segmentos que compõem o setor agropecuário. A soja foi exportada prioritariamente no primeiro semestre do ano e o açúcar, com a safra atrasada, acabou compensando os dados na primeira parte do segundo semestre, com exportações recordes. Mas a queda é inevitável neste período que mencionamos; suficiente para mostrar com clareza a importância do setor em nossos resultados.

Então, o agronegócio é ou não é “o cara” de nossa economia?

Comentários no Facebook

Sitevip Internet