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Quinta-feira, 02 de maio de 2024

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Quem ganha com o aumento do etanol?

Divulgação

A campanha do etanol, antigo álcool combustível, patrocinada pela Única (União da Indústria de Cana-de-Açúcar, ganha destaque, em horário nobre, em toda mídia. O Sindicon (Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e Lubrificantes) igualmente deu inteiro apoio à referida campanha.

Temos, com certeza, mais uma forma de iludir o consumidor, posto que o combustível etanol, a partir deste dia 13 de novembro, teve aumento de, no mínimo, R$ 0,07 para cada litro. No lançamento da campanha foi garantido pela Única que não haveria aumento de preço no produto etanol. Ledo engano! Houve aumento sim. Aumento quase que simultâneo com o lançamento da campanha.

Vale lembrar, ao consumidor, que o órgão governamental autoriza o aumento do produto e o referido aumento é embutido nas compras junto às distribuidoras e, desta feita, os postos revendedores são obrigados a repassar tais custos no preço final contidos nas bombas de abastecimento.

Portanto, os postos revendedores (postos de gasolina) ficam no impasse: repassar o aumento e/ou arcar com os prejuízos? O que fazer, já que tal fato põe em xeque como sempre a conduta dos postos revendedores? Senão vejamos: se repassam o aumento do produto etanol são taxados de mau caráter. Se não repassam o aumento, o prejuízo é de grande soma.

Portanto, resta saber quem é o verdadeiro mau caráter? Por evidência são aqueles que ganham, iludem os consumidores e deixam que a “culpa” recaia, tão somente, sobre os sobrecarregados postos revendedores. Fiquem de olho!

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