Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Artigos

Agronegócio: salvação da lavoura?

Nos últimos dias algumas mídias trataram da salvação da lavoura, o agronegócio e a colheita da soja, que teve seu início oficial sábado passado, em Santa Rosa, no Rio Grande do Sul. Só o agronegócio cresce neste ano, no país, o resto vai de ré.

Mas ficam os desafios, os ganhos do agronegócio deveriam ter sido investidos na infraestrutura do agronegócio, para viabilizar o enfrentamento dos ciclos de menores preços das commodities. E, também, neste domingo, na cidade de Ipameri em Goiás, na Fazenda Santa Brígida, de uma produtora rural a Sra. Marize Porto, ocorreu um dia de campo do que virá a ser a grande revolução tecnológica do agronegócio de produção intensiva, será a ILPF, integração lavoura pecuária e floresta. Significa uma tecnologia onde na mesma propriedade irão conviver grãos, gado e florestas.

Para fazer isso o produtor precisa investir, equipamentos, gestão e educação. Da mesma forma na nova era da escassez, com a qual vamos conviver, o investimento em irrigação por gotejamento, além de economizar muita água, significará também uma fertilização com a irrigação, melhorando produtividade e qualidade nutricional dos alimentos, apenas para citar duas revoluções já do presente.

Ou seja, nas vacas gordas do agronegócio brasileiro, os investimentos estruturais não foram feitos na dimensão e velocidade que deveriam, e também, quantos produtores estão preparados para a nova agricultura, já batizada de sustentavelmente intensiva? Mudança em altíssima velocidade é a única certeza.

Enquanto questões não vinculadas com a eficácia e a segurança da produção de alimentos tomam conta do foco político e midiático do país, o agronegócio está sendo a salvação da lavoura da economia nacional. Há um preço nesse processo histórico. Ao longo dos últimos 30 anos muitos produtores faliram, muitos não conseguiram fazer sucessão, e o Brasil cresceu a um custo de sofrimentos. Esses sofrimentos não são revelados, nem tratados.

O empreendedorismo, onde o Brasil desponta como o maior do mundo, teve e tem no agronegócio, com certeza, a sua dimensão número um. Muitos ficaram pelo caminho, e muitos ficarão. O preço da ausência da estratégia é o conflito injusto com o domínio das incertezas.

Se o agronegócio está sendo a salvação da lavoura nacional, fica aqui a provocação: quem será a salvação do novo agricultor, tecnologicamente, educacionalmente e sem políticas de seguro e planos de longo prazo dependente? Sem produtor sustentável não existirá sustentabilidade. Sem sustentabilidade institucional, a seleção forçada é acentuada, fica a lei dos mais fortes, e não há o que ideólogos utópicos possam clamar, em nome dos fracos e oprimidos. Viva a nova safra! Nada mudou, os mais competitivos sobreviverão.

Sobre o CCAS

O Conselho Científico para Agricultura Sustentável (CCAS) é uma organização da Sociedade Civil, criada em 15 de abril de 2011, com domicilio, sede e foro no município de São Paulo-SP, com o objetivo precípuo de discutir temas relacionados à sustentabilidade da agricultura e se posicionar, de maneira clara, sobre o assunto.

O CCAS é uma entidade privada, de natureza associativa, sem fins econômicos, pautando suas ações na imparcialidade, ética e transparência, sempre valorizando o conhecimento científico.

Os associados do CCAS são profissionais de diferentes formações e áreas de atuação, tanto na área pública quanto privada, que comungam o objetivo comum de pugnar pela sustentabilidade da agricultura brasileira. São profissionais que se destacam por suas atividades técnico-científicas e que se dispõem a apresentar fatos concretos, lastreados em verdades científicas, para comprovar a sustentabilidade das atividades agrícolas.

A agricultura, apesar da sua importância fundamental para o país e para cada cidadão, tem sua reputação e imagem em construção, alternando percepções positivas e negativas, não condizentes com a realidade. É preciso que professores, pesquisadores e especialistas no tema apresentem e discutam suas teses, estudos e opiniões, para melhor informação da sociedade. É importante que todo o conhecimento acumulado nas Universidades e Instituições de Pesquisa seja colocado à disposição da população, para que a realidade da agricultura, em especial seu caráter de sustentabilidade, transpareça.

Acompanhe o CCAS no Facebook: http://www.facebook.com/agriculturasustentavel


Por José Luiz Tejon Megido, Conselheiro Fiscal do Conselho Científico para Agricultura Sustentável (CCAS), Dirige o Núcleo de Agronegócio da ESPM, Comentarista da Rede Estadão.


Sitevip Internet