Notícias / Meio Ambiente
CAR é suspenso temporariamente pelo MMA
CeluloseOnline
O Cadastro Ambiental Rural (CAR), que estava disponível para inscrição de produtores, foi suspenso temporariamente pelo Ministério do Meio Ambiente. Ele estava em fase de testes nos Estados de Goiás e Rio de Janeiro há quatro meses e os produtores que tivessem inscritos no CAR estariam dispensados de averbar Reserva Legal em cartório.
Segundo a Semarh, os produtores goianos não serão prejudicados com a decisão do Ministério do Meio Ambiente, pois o órgão não suspendeu os atuais procedimentos de registro de Reserva Legal, mesmo quando o CAR estava sendo testado em Goiás. A Lei Federal 12.651/12 já previa que os Estados deveriam dar continuidade aos processos de averbação durante o período de transição para o CAR.
Em nota, o Ministério do Meio Ambiente explica que o site do CAR ficará fora do ar para que melhorias sejam implementadas. A previsão é de que o prazo necessário seja de três meses. A nota também esclarece que, durante esse período, novas inscrições estarão suspensas, mas que todos os dados dos Cadastros já inscritos não serão perdidos.