Notícias / Agricultura
Nematoides afetam a produtividade das lavouras brasileiras
S2Publicom
De acordo com pesquisas da Unesp de Jaboticabal (SP), foram observadas perdas superiores a 50% em talhões de soja por danos causados pela infestação de nematoides em área agricultáveis. O problema, presente em grande parte das lavouras brasileiras, é de difícil quantificação por desconhecimento sobre esta praga oculta e silenciosa, que compromete de forma significativa a produtividade das lavouras.
Segundo Pedro Luiz Martins Soares, professor e consultor de Nematologia da Faculdade de Ciências Agrárias da Unesp de Jabotical, a praga se dissemina rapidamente pelo solo e o manejo integrado deve ser entendido como atividade rotineira da fazenda, considerando cada caso em particular, uma vez que duas ou mais espécies podem ocorrer simultaneamente na área. “Deve-se tomar cuidado com a opção de controle adotada para uma espécie, para que não acabe favorecendo o desenvolvimento de outra. Por isso, o conhecimento prévio das espécies que ocorrem na área é a informação mais necessária para o planejamento do manejo.”
Para Siegfrid Baumann, gerente de Produtos para Tratamento de Sementes da Bayer CropScience, uma das soluções reconhecidamente eficaz é a proteção de sementes. “Esta é uma excelente ferramenta do manejo das lavouras, pois possibilita a utilização de áreas que tenham a praga presente, diminuindo a população de nematoides a níveis aceitáveis e permitindo o desenvolvimento das culturas”, indicou.
Solução Bayer – O CropStar®, uma das opções oferecidas pela Bayer CropScience em seu portfólio de proteção de sementes, é um inseticida que exerce controle de pragas mastigadoras e sugadoras e promove também o controle do ataque dos nematoides ao sistema radicular, protegendo as plantas de soja na fase inicial e nos primeiros dias após a emergência na lavoura. Além disso, tem seletividade aos inimigos naturais, mostrando-se adequado para o manejo integrado de pragas (MIP).
A Bayer CropScience lidera a discussão sobre a importância do manejo dos nematoides e atua em diversas frentes de pesquisas com foco no controle desta praga. “O objetivo é sempre ampliar a orientação ao agricultor procurando melhorar ainda mais o gerenciamento das áreas afetadas e fomentar as melhores práticas agrícolas disponíveis com suporte técnico especializado para que o produtor possa produzir mais e melhor”, finaliza Baumann.