Imprimir

Notícias / Agricultura

Frutas superam grãos em produção no Ceará

Diário do Nordeste

As exportações cearenses de frutas cresceram 11,7% (em dólares) no primeiro semestre desse ano em comparação ao mesmo período de 2012, apesar de a região enfrentar o segundo ano consecutivo de seca. Desde 2011 a fruticultura já desbanca a produção de grãos do Estado, chegando a 1,5 bilhão de frutas, enquanto a safra de grãos do Ceará, em seu melhor ano, produziu 1,3 bilhão. Para o presidente do Instituto Frutal, Euvaldo Bringel Olinda, "a ampliação das exportações de frutas em plena seca indica que o Ceará está conseguindo superar um problema que é estrutural com a sua agricultura irrigada", afirma.

Segundo Bringel, a implementação de novas tecnologias agrícolas de irrigação foram fundamentais para garantir o avanço da fruticultura cearense. "E grande parte dessas tecnologias foram trazidas pela Frutal (Semana Internacional da Fruticultura, Floricultura e Agroindústria), que este ano está completando 20 anos", observa.

Anualmente, o evento traz mais de 200 especialistas que proferem palestras abordando experiências exitosas mundialmente e novas técnicas de plantio e irrigação. As rodadas de negócios na Frutal ultrapassam a casa dos R$ 25 milhões.

Conforme Bringel, na edição 2013, a Frutal terá dois focos principais que serão o cerne dos debates: infraestrutura hídrica e desenvolvimento humano. "Estará em debate a infraestrutura hídrica do Estado para os próximos 20 anos, como também a disseminação da utilização de tecnologias adequadas ao nosso clima por meio da qualificação dos produtores. Entendemos que a seca é uma realidade, mas a fome e a pobreza é um problema cultural, de educação, gerado pela falta de conhecimento. Caso contrário, a neve também causaria pobreza e fome na Suíça", argumenta. Segundo a organização do evento estão previstas caravanas do interior do Estado, trazendo 600 produtores para participar dos três dias de evento, que terá cursos, palestras, além de visitação aos estandes.

Bananas

Com 45 países inscritos, a 20ª Frutal traz este ano diversos cientistas internacionais, que repassarão novidades relativas às mais altas tecnologias no cultivo de bananas (bananicultura). "Todos os avanços registrados na produção de bananas em todo o mundo nasceram da Acorbat, que há 40 anos estuda o cultivo dessa fruta em todas as regiões onde ela é cultivada, incorporando novas técnicas adequadas a cada situação. No período da Frutal, inclusive, serão coletadas amostras da produção cearense de bananas", antecipa.

Bringel lembra que a banana é a fruta mais consumida em natura no mundo. Não é diferente no Ceará, onde a produção de bananas vem crescendo ano a ano. "Hoje o Ceará é referência nacional em banana irrigada de alta produção", destaca.

Transposição

Entre os assuntos a serem debatidos no encontro, está a transposição do São Francisco. "Esse projeto tem andado em passos muito lentos. A previsão era para 2013, depois passou para 2014 e, no último discurso da presidente Dilma, ficou para 2015", critica.
Imprimir