Imprimir

Notícias / Energia

Palestra que versa sobre eficiência energética abre evento no Senai

Da Redação - Rodrigo Maciel Meloni

“Sem ela uma indústria não funciona, mas ainda hoje a questão da energia é por muitas vezes deixada de lado pela diretoria de uma empresa, por estar distante do dia-a-dia prático da atividade fim, mas o conceito de eficiência energética já é uma realidade que vem tomando corpo e sendo posto em prática”. A avaliação foi feita pela engenheira do Senai Várzea Grande, Ana Almeida, durante abertura do 4º Encontro Sucroenergético de Mato Grosso, realizada na manhã desta terça-feira (23).

Leia também
Governo deve rever proibição de cana-de-açucar na Amazônia, Pantanal e Araguaia
Moagem de cana-de-açúcar na safra 2013-2014 aumenta 131%

Sob o título ‘A importância da Eficiência Energética para Gestão Industrial’, a palestra abriu a série de estudos realizados ao longo do dia. A perspectiva apresentada na palestra contribuía para o enriquecimento dos debates sobre o assunto, que vem tomando espaço dentro de empresas e indústrias.

“O conceito de otimização, de maximizar resultados, passa diretamente pelo trabalho de performance energética aplicado numa empresa; diminuir o consumo sem afetar a produção industrial, instituindo modelos de funcionalidade voltados para o ganho econômico, métodos de trabalho que prezem pelo baixo consumo, promover a mudança comportamental dos funcionários e alia-la a instalação de aparelhos voltados para conservação de energia, como os transformadores com etiqueta; são atitudes possíveis que contribuem para baixar o consumo de energia em uma indústria”, explicou a engenheira.

A estratificação deste trabalho chega a iluminação de um ambiente, que gera o consumo de mais de 50% do total de energia consumida por uma indústria. “A utilização de técnicas de reuso e o uso de iluminação somente diante de necessidades específicas, aliados a substituição de dispositivos de iluminação por outros mais eficientes levão a uma diminuição de consumo imediata”, observou a engenheira.

ESCOs

O trabalho aplicado para atingir tal performance exige conhecimentos específicos das empresas especializadas em serviços desta natureza. Estas empresas são chamadas de ESCOs (Energy Services Company - Empresas de Serviços de Energia).

Uma ESCO acaba por se tornar o parceiro adequado dos empresários interessados na redução dos custos no consumo de energia. “A ESCO vai auxiliar o empresário a reduzir gastos com energia em suas várias formas de utilização, além de avaliar oportunidades econômicas por meio de sugestões viáveis e implantar as oportunidades identificadas” destacou Ana Almeida ao final de sua palestra.

Senai VG

O Senai Várzea grande oferece o serviço de Eficiência Energética - Conservação de Energia. por meio do Núcleo de Serviços Técnicos e Tecnológicos da entidade. Conceitos como gerenciamento do fator de potência da instalação; Controle e avaliação dos planos de distribuição e recuperação de energia e outros fazem parte do trabalho executado pelo núcleo.

Leia outras notícias do Agro Olhar.
Imprimir