Imprimir

Notícias / Geral

Senar-MT qualifica 100 alunos no curso de horticultura durante Expoagro

Ascom / Senar-MT

Evitar a utilização de agrotóxico, como preparar o solo, utilizar o esterco orgânico e conhecer o ciclo das culturas. Estes são alguns temas abordados pelo professor Arlindo Tartari na oficina de horticultura realizada todas as noites no estande do Serviço Nacional de Aprendizado Rural (Senar-MT), montado no Parque de Exposição Senador Jonas Pinheiro. Serão 100 pessoas qualificadas nesta oficina em dez dias.

FPA cobra votação de projeto de Homero Pereira que define função social da terra

Câmara aprova regulamentação da produção e comercialização de vinho colonial brasileiro

Até o próximo dia 13 de julho acontece no estande do Senar, na Expoagro cinco oficinas gratuitas com 10 vagas cada uma. Além da horticultura, também estão sendo oferecidos treinamentos de manutenção e tratores agrícolas, beneficiamento de pescado , frango, leite e de couro. Estas oficinas são uma pequena mostra de alguns dos 130 treinamentos oferecidos pelo Senar/MT.

Bastante procurada, a oficina de horticultura além da teoria também tem a parte prática onde os alunos aprendem a fazer mudas e o plantio de algumas culturas. O professor Arlindo também ensina como fazer uma horta suspensa que é muita utilizada em pequenos espaços e indicada para apartamentos. "É onde podemos cultivar cebolinha, salsinha e até rúcula e almeirão".

Paulo Sérgio Gonçalo de Souza, de 53 anos, aprendeu a misturar a terra, preparar os canteiros e utilizar o adubo de forma correta. "Agora vou aumentar a produção da horta que tenho em casa". Paulo que participou pela primeira vez de um treinamento do Senar, conta que o aprendizado ampliou a sua visão sobre como produzir verduras e legumes.

Um pouco diferente de Paulo Sérgio, Odil Rodrigues de Campos, de 47 anos, transformou sua vida quando começou a participar dos treinamentos do Senar/MT. “Já fiz curso de doma de cavalo e vários outros nos últimos dois anos”. Desta vez Odil aprendeu que é preciso evitar o uso de agrotóxico no cultivo das verduras. "O Senar me ajudou a encontrar uma nova profissão. Estou sempre em busca de um novo curso".

Terezinha dos Santos, de 68 anos, estava animada com o que aprendeu na oficina de horticultura oferecida pelo Senar-MT. Moradora do bairro Carumbé, em Cuiabá, ela já tem sua horta, mas conta que não conhece as técnicas de cultivo.

"Aprendi muitas coisas que sei que irão me ajudar a aumentar minha produção e quem sabe até vender algumas verduras", contou a agricultora.
Imprimir