Imprimir

Notícias / Pecuária

Projeto busca preservação de sêmen de cavalos e bois pantaneiros

Assesoria deputado estadual Dilmar Dal'Bosco (DEM)

O congelamento de sêmen é uma das técnicas mais relevantes para a preservação de genéticas importantes. Pensando nisso, o deputado licenciado Dilmar Dal’ Bosco (DEM) vai apresentar, no retorno de suas ações parlamentares, um projeto de lei que propõe a criação de um programa de preservação de sêmen de cavalos e bois da raça pantaneira, animais símbolo do Estado de Mato Grosso.

Criadores de cavalo crioulo apostam na genética e ultrapassaram divisas

Evento reúne criadores de cavalo árabe em Campo Grande

Pela proposta do parlamentar, o Estado dará assistência técnica pelo congelamento das doses de sêmen, assim como a preparação dos animais, aquisição dos meios de congelamento, palhetas, e o deslocamento até as propriedades.

O projeto atenderá propriedades situadas em Mato Grosso e ainda prevê a assinatura de um Termo de Cooperação Técnica com o Estado de Mato Grosso do Sul onde a espécie também é nativa. As normas de preservação desses animais serão definidas pela Diretoria Técnica da Associação Brasileira de Bovinos Pantaneiros (ABCBP) e Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Pantaneiro (ABCCP).

“O projeto visa à preservação genéticas dos cavalos e bovinos do pantanal. Antes da coleta, os animais vão passar por uma avaliação técnica e realizarão exames clínicos e reprodutivos. Após a conclusão dos exames, eles serão submetidos aos processos de coleta e congelamento de sêmen” argumenta Dilmar.

Dal’ Bosco ressalta que a coleta do sêmen será realizada de maneira diferente, tendo em vista as necessidades de cada animal. No caso dos bovinos, por exemplo, o sêmen será obtido através da técnica de eletro ejaculação. A técnica consiste em induzir a passagem de uma corrente alternada pela medula ao nível da vértebra lombar, com a qual se produz ejaculação.

Quanto à dos cavalos, os ejaculados serão obtidos através da utilização de vagina artificial, onde os garanhões serão expostos a um manequim ou fêmea em cio, mantendo a integridade física dos mesmos. O sêmen será coletado em cones plásticos descartáveis acoplados a tubo coletor previamente aquecido a 37°C.

As doses coletadas devem ser armazenadas em botijão com Nitrogênio líquido, mantendo-se o controle do nível do mesmo, com reposição conforme a necessidade, a fim de garantir a preservação das características de qualidade seminal. A gestão e controle do número de doses e do uso ficarão sob a responsabilidade da (ABCBP) e (ABCCP).
Imprimir