Imprimir

Notícias / Agricultura

Colheita do milho segunda-safra avança e chega a 13% em Mato Grosso

De Sinop - Alexandre Alves

 As colheitadeiras trabalharam em ritmo acelerado em Mato Grosso nesta semana e avançaram 8.7 pontos porcentuais, em relação à semana anterior, na retirada do milho segunda-safra das lavouras do Estado. O índice de cobertura saltou de 4.7% para 13% nos últimos sete dias.

De acordo com o boletim de acompanhamento de colheita divulgado nesta sexta-feira (28) pelo Instituto Mato-grossense de Economias Agropecuária (Imea), a região do Estado que está com a colheita mais adiantada é a Médio-Norte, com 16,2%, seguida da Sudeste, com 11,9%.

Colheita de milho atinge 4,3% em Mato Grosso e preços podem cair ainda mais

Na região Oeste mato-grossense as ceifas já coletaram as espigas em 9,3% da plantação, na Nordeste 8,6%, Centro-Sul 6,7%, Norte 6,4% e, Noroeste, 4,5%.

O município com maior índice colhido é Lucas do Rio Verde, com 25%, seguido de Tapurah e Ipiranga do Norte, 20%, Sorriso 18%, Campo Verde 15%, Sinop e Alto Garças, 12% e, Querência, 11%.

Em Nova Mutum as colheitadeiras debulharam as espigas em 10% da área, mesmo índice atingido em Nova Ubiratã, Vera, Sapezal, Campos de Júlio, Primavera do Leste, Chapada dos Guimarães, Jaciara, Juscimeira e Santo Antônio do Leste.

Queda no preço do milho safrinha preocupa agricultores de Mato Grosso

Conforme o Imea, os agricultores de Mato Grosso plantaram três milhões de hectares com a cultura nesta safra 2012/13 e a produtividade média, até o momento, está em 123 sacas por hectare. A estimativa é que a produção chegue ao recorde de 17.3 milhões de toneladas – crescimento de 11.5% em relação ao ciclo anterior.
Imprimir