Imprimir

Notícias / Pecuária

Mato Grosso tem incremento de 20,5% no abate de bovinos no primeiro trimestre do ano

Especial para o Agro Olhar - Thalita Araújo

Mato Grosso foi o estado que mais abateu bovinos no primeiro trimestre de 2013, em torno de 1,4 milhões de cabeças, e teve incremento de 20,5% em relação ao mesmo período de 2012, de acordo com estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O segundo lugar no ranking de abates é ocupado por Mato Grosso do Sul, que teve aumento de 16,1% em relação ao mesmo período do ano passado. O terceiro estado em número de abates foi São Paulo, que teve incremento de 10,3% no comparativo com o ano anterior.

Perdas do frango, em 2013, são bem maiores que as do suíno; já o boi empata com a inflação

O estado que teve maior incremento em relação ao primeiro trimestre de 2012 foi Minas Gerais, que aumentou o número de abates em 32%.

As unidades da federação com menores registros de abate, Maranhão, Acre e Santa Catarina, registraram índices negativos em relação ao primeiro trimestre de 2012.

Grupo sai vencedor nas principais categorias e leva títulos de Melhor Criador e Melhor Expositor

No período, Mato Grosso também teve incremento nas exportações de carne bovina in natura, passando de 30,1 mil toneladas exportadas em 2012 para 45,1 mil toneladas de janeiro a março deste ano, uma variação de quase 50%.

E, apesar de Mato Grosso ser o estado que mais abateu animais, quem mais registrou exportações foi São Paulo, com um volume de 65,9 mil toneladas, deixando as exportações mato-grossenses em segundo lugar no ranking.
Imprimir