Imprimir

Notícias / Pecuária

Leilão Senepol Nova Vida & 3G promete surpreender na 19ª FEICORTE

PEC Press - Imprensa Agropecuária

Este será o 1º Leilão Senepol Nova Vida & 3G, agendado para 20 de junho, às 20 horas, com promoção da Agropecuária Nova Vida, de Ariquemes (RO), e Senepol 3G, de Barretos (SP). Promotores e convidados especiais venderão 32 doadoras de alto padrão genético, com destaque a pedigrees inéditos que serão apresentados no decorrer do remate. A organização é da Central Leilões e a transmissão do Canal do Boi.

Segundo Sebastião Garcia Neto, da Senepol 3G, só no ano passado, a raça cresceu cerca de 40% no trimestre (volume de animais e novos criadores), cenário que traça boas expectativas para o leilão. "Vamos abrir mão de verdadeiras relíquias, algumas raríssimas. Devemos acompanhar a mesma linha de crescimento da raça, atraindo criadores tradicionais e novos investidores", prevê o criador.

Iniciando atividades em 2009, a partir da aquisição de embriões nos Estados Unidos e doadoras em importantes plantéis brasileiros, o criatório apartou 11 doadoras, de onde sairá parte da genética exclusiva a ser ofertada. "Algumas são de acasalamentos entre doadoras e sêmen de touros recém-desembarcados no Brasil", revela.

Na outra ponta entra a Agropecuária Nova Vida com 14 doadoras apartadas sob o mesmo compromisso de vender linhagens raras ou exclusivas. Em seus 40 anos de seleção, dos quais 12 dedicados ao Senepol, poucas vezes a propriedade promoveu leilões e, como consequência, possui acervo genético muito procurado.

Para quem não se lembra, a propriedade tornou-se pioneira no Senepol quando respondeu pela primeira importação da raça no ano 2000. Setenta e dois animais trazidos dos melhores criatórios americanos se transformaram em 2.000 prenhezes em apenas um ano e meio. "Estamos com a mesma expectativa de quando promovemos os dois primeiros leilões para divulgar a raça no Brasil, em 2003 e 2004, este último realizado dentro da própria Feicorte. Criadores de várias partes fizeram questão de presenciar pessoalmente esses eventos e comprar bons animais, consolidando o Senepol numa posição diferenciada na pecuária de corte. Ficamos muito felizes ao ver o quanto a raça cresceu e evoluiu nos planteis brasileiros", ressaltam os irmãos Arantes.

Para abrilhantar este leilão, que remonta a uma época gloriosa, a Nova Vida apartou 14 de suas melhores doadoras, com a mesma proposta de abrir mão de algumas linhagens raras ou inéditas. Os promotores do 1º Leilão Senepol Nova Vida & 3G convidaram os criatórios Senepol Luar, Estância Goudard, Boa Fé e Terra Nova, Neo Senepol, Senepol CMI e Senepol da San para completar a bateria do leilão.

Crescimento comprovado

Segundo estimativas, mais de 90% dos bovinos abatidos no Brasil são gerados a campo, por monta natural. Quando chegou ao país, o Senepol tornou-se pioneiro em uma época que os pecuaristas estavam receosos com o cruzamento industrial por não encontrar raças europeias que resistissem às intempéries tropicais e o serviço de campo. O Senepol não só preencheu essa lacuna como tornou-se o taurino adaptado que mais cresce no Brasil. Hoje, o País detém o maior plantel da raça em todo mundo.

Sua utilização proporciona uma série de ganhos na heterose, resultando em animais pequenos ao nascimento e que chegam ao peso de abate entre 22 e 25 meses ou até menos. Os pecuaristas já conseguem ganhos extras de 1,5 a 2@ na desmama e um aproveitamento médio de carcaça em torno de 56%. A cobertura de gordura também é um diferencial, variando entre 2,5 e 6 mm, quase sem marmoreio, mas mantendo a maciez da carne.

"O crescimento do Senepol pode ser explicado pelo que vem provando a cada dia no campo. Além dos ganhos que geram, são animais rústicos, bem adaptados ao nosso e cobrem um grande número de vacas a campo, ou seja, quando se pensa no cruzamento industrial o Senepol é a melhor opção entre as raças taurinas adaptadas", afirma Sebastião Garcia Neto, da Senepol 3G.

Segundo Gilmar Goudard, presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol), fundada em 2001 pela família Arantes, a raça está presente em 14 estados brasileiros e também no distrito federal. O maior plantel está no Mato Grosso seguido por Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Rondônia e São Paulo. São aproximadamente 20.000 animais registrados e 160 criadores associados à entidade, sendo que somente nos últimos quatro anos houve em incremento na ordem de 45% em registros definitivos.

“Só em 2012 tivemos um aumento de 116% no número de registros de nascimento. O crescimento da raça Senepol tem se mostrado bem interessante em todos os aspectos (número de animais, número de criadores, número de leilões, venda de sêmen e valorização da raça), temos anualmente um crescimento na ordem de 45% a 50% nos indicadores listados", garante o presidente.

Para quem prefere a seleção de animais puros, os preços são bastante atrativos. A raça apresentou grande valorização na compilação de dados dos últimos remates, com fêmeas chegando a R$ 40 mil e touros saindo pela média de R$ 10.000. "É interessante dizer que a raça passou por grande evolução e que parte da melhor genética Senepol do mundo está aqui no Brasil", afirmam os irmãos Arantes.

Agropecuária Nova Vida
Telefone: (69) 3516-1600 / (11) 3773-8113
Site: www.fazendanovavida.com.br

Senepol 3G
Telefone: (16) 8125-3579
www.senepol3g.com.br
Imprimir