Imprimir

Notícias / Pecuária

Integração Lavoura Pecuária já é uma realidade no Estado, analisa Luciano Vacari

Especial para o Agro Olhar – Thalita Araújo

A prática de Integração Lavoura Pecuária (ILP) já é uma realidade no Estado, segundo analisa o superintendente da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Luciano Vacari, após voltar de quase 10 mil quilômetros rodados pelo Estado, em contato com pecuaristas de todas as regiões.

MT ocupa 8ª posição no ranking nacional de produção de leite

Durante as viagens, Vacari constatou que muitos produtores já estão implantando seus modelos de integração, de acordo com as características da área e, também, do produtor.

“A ILP é uma ferramenta tecnológica que depende tanto da aptidão da terra quanto do dono da terra, para que se tenha possibilidade de optar por um modelo a ser implantado. Estamos percebendo que a integração se intensificou muito no último ano”, afirma Vacari.

Programa de bonificação por qualidade desperta interesse em MT e deve ganhar novos pontos

Ele diz que tanto áreas de agricultura estão cedendo espaço para a criação bovina quanto o contrário. “Confresa, por exemplo, está cheia de lavouras, e os produtores estão satisfeitos com os resultados”, comenta o superintendente da Acrimat.

Para que haja uma expansão maior, o entrave, além de aptidão, ainda é a falta de informações e assistência técnica. Vacari diz que também observou uma grande demanda de informações sobre o tema entre os pecuaristas.
Imprimir