Imprimir

Notícias / Tecnologia

União anuncia criação de rede de inovação tecnológica para a agropecuária

Da Redação - Rodrigo Maciel Meloni

Na oportunidade do lançamento do Plano Agrícola e Pecuário 2013/2014, realizado nesta terça-feira (05), a presidenta Dilma Rousseff declarou que o governo está criando uma rede de educação profissional e de inovação tecnológica envolvendo as universidades federais, as escolas técnicas, a Embrapa e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), gerido pela Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Plano Agrícola e Pecuário 2013/2014 destina R$ 136 bi, 18% a mais que ano anterior

Dilma contou que o governo tem a pretensão de elevar a competitividade da agricultura nacional, construindo uma rede de educação profissional e inovação tecnológica, que resultará de parceria entre o Ministério da Educação (MEC), a Embrapa e a CNA. “Com isso, iremos dar um grande reforço na formação técnica e profissional”, complementou.

Após a cerimônia, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse que a rede foi desenhada para as regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste, que produzem mais da metade da safra de grãos do país e estão recebendo várias obras de infraestrutura logística. “Serão vários institutos federais, que estão sendo desenhados dentro do arco norte, todos em função da logística que está sendo construída: as estradas de ferro, as rodovias, as hidrovias”.

Segundo informações da Agência Brasil, o ministro disse que a rede vai “alavancar” o Programa Nacional de Apoio ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), criado em 2011 com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica, e formar mão de obra qualificada, de acordo com as necessidades de cada região produtora.

Entre as áreas escolhidas para o início do projeto estão irrigação e agricultura de baixo carbono em Gurupi e Formoso do Araguaia, no Tocantins; agricultura de precisão e cana-de-açúcar em Lucas do Rio Verde, em Mato Grosso; pecuária de corte em Campo Grande, em Mato Grosso do Sul; agricultura de precisão em Luís Eduardo Magalhães, na Bahia; e silvicultura de espécies nativas e pecuária em Santarém, no Pará.
Imprimir