Imprimir

Notícias / Tecnologia

CTC apresenta variedades de cana e etanol 2G na Issct 2013

Centro de Tecnologia Canavieiras (CTC)

Os visitantes do Pré-Congresso, que será realizado nos dias 20 e 21 de junho e abre a programação da 28ª edição do Congresso da ISSCT (International Society of Sugar Cane Technologists), irão conhecer como são produzidas as mais avançadas variedades de cana em um dos mais importantes centros de pesquisas de tecnologia sucroalcooleira do mundo, o Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), em Piracicaba.

Os técnicos e representantes de usinas internacionais serão apresentados à tecnologia de hibridação e seleção regional, que produziram a serie 9000 do CTC, as variedades especialmente desenvolvidas para o clima e solos do Centro-Oeste brasileiro. Terão contato com o emprego da biotecnologia e a transformação genética de cana-de-açúcar na criação de variedades de desempenho superior, além de conhecer também a produção de etanol de segunda geração.

O Pré-Congresso é um dos destaques da programação da 28ª edição do ISSCT, que acontece entre os dias 24 a 27 de junho de 2013, no Transamérica Expo Center em São Paulo-SP. O Pré-Congresso levará os participantes internacionais para conhecer cinco usinas e dois Centros de pesquisa localizados no interior de São Paulo e de Minas Gerais. A ideia é mostrar in loco como funciona a agroindústria sucroenergética e também apresentar a tecnologia científica brasileira, considerada referência mundial.

De acordo com Jorge Luis Donzelli, Gerente de P&D e responsável pela área Melhoramento Genético de Cana de Açúcar do CTC, “a visita é uma demonstração do interesse internacional na tecnologia gerada por uma instituição brasileira.” Ele ainda explica como serão expostas as pesquisas e inovações do CTC para os visitantes. “Serão apresentados os projetos do Programa de Melhoramento Genético (convencional e biotecnologia), com demonstrações dinâmicas no campo, com a colheita de clones de cana-de-açúcar com caminhão instrumentado e análise em laboratório volante. Além deste programa, os visitantes conhecerão a planta de demonstração de etanol 2G em operação”, detalha Donzelli.

O CTC foi criado em 1969, em uma iniciativa de um grupo de usinas com o objetivo de investir no desenvolvimento de variedades mais produtivas e agregar qualidade à produção de açúcar e álcool. A instituição passou por um processo de reestruturação com o objetivo de se tornar o principal centro mundial de desenvolvimento e integração de tecnologias inovadoras da indústria sucroenergética.

Congresso ISSCT 2013

Organizado pela STAB Nacional (Sociedade dos Técnicos Açucareiros Alcooleiros do Brasil) com operação da Reed Multiplus, marca associada à Reed Exhibitions Alcantara Machado, o Congresso do ISSCT 2013 deverá receber mais de dois mil congressistas de todo o mundo. Durante o evento, também será realizada a Exposição Internacional da ISSCT, que contará com 150 empresas nacionais e estrangeiras, fornecedores de tecnologia para a produção de açúcar, etanol e bioenergia. A programação do Congresso ainda inclui visitas a empresas fornecedoras da agroindústria durante o Pós-Congresso, que será realizado entre os dias 28 e 30 de junho.

Como participar

A filiação ao ISSCT é obrigatória para participar de qualquer atividade do congresso, seja como expositor ou congressista. Essa afiliação é renovada a cada três anos, por ocasião da realização do congresso e é feita online, diretamente no site do ISSCT-. www.issct.org.
Imprimir