Notícias / Agronegócio
Jovens pesquisadores apresentam alternativas para a agropecuária
Assessoria de Comunicação - Epamig
A estudante Suellen Serafim tem apenas 21 anos e participa pela segunda vez do Seminario de Iniciação Científica e Tecnológica. Este ano ela apresentou o resultado da pesquisa sobre a contaminação por microrganismos, coliformes e outros resíduos de baldes e latões usados na ordenha do leite, comprovando que a higienização dos utensílios influencia diretamente na qualidade do leite cru.
“Pretendo me especializar na pesquisa sobre qualidade dos alimentos. Sou bolsista há um ano e meio e este é meu segundo projeto sobre a qualidade de produtos lácteos, no ano passado meu tema foi produção de queijos”, revela. Suellen é técnica em laticínios formada pelo Instituto Cândido Tostes/ EPAMIG e bolsista de iniciação científica; atualmente ela cursa nutrição na Universidade Federal de Juiz de Fora.
Suellen e mais 60 bolsistas participaram nos dias 3 e 4 de junho do 10º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica promovido pela EPAMIG com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – Fapemig. O objetivo é propiciar o primeiro contato dos estudantes da graduação com a pesquisa científica. “O programa busca introduzir o conhecimento e as metodologias científicas e despertar o interesse dos graduandos pela carreira acadêmica e pela pesquisa”, afirma o coordenador do Seminário e pesquisador da EPAMIG, Marcelo Lanza.
A bolsista Júnia Rafael, estudante de Ciências Biológicas da Universidade Federal de São João del-Rei, também participa do Seminário pela segunda vez. “Pretendo seguir a carreira acadêmica e a iniciação científica me permite um enriquecimento profissional”. Júnia apresentou um projeto sobre floricultura com grande apelo à agricultura familiar - Desenvolvimento de copo-de-leite em função da adubação com biofertilizante. “O foco do trabalho é a tecnologia sustentável e de baixo custo. Fui bolsista da EPAMIG durante dois anos e trabalhei em projetos para desenvolver floricultura em pequenas propriedades rurais”, completa.