Imprimir

Notícias / Geral

Ministério da Agricultura define cota de exportação de açúcar de 162 mil toneladas para os EUA

Agência Brasil

 O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) estabeleceu hoje (10) cota de 162 mil toneladas para exportação de açúcar do Brasil aos Estados Unidos. O montante definido é válido para embarques externos feitos entre 1º de outubro deste ano e 30 de setembro de 2013. A decisão faz parte da Instrução Normativa nº 31, publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira.

Os certificados de elegibilidade de cota, emitido pelo governo norte-americano, contemplam dez estados das regiões Norte e Nordeste como aptos a exportar aos Estados Unidos. Das vendas externas autorizadas, Alagoas terá o maior percentual, com 46,41% das exportações, seguido por Pernambuco com 38,41%.

Os embarques externos dos demais estados foram distribuídos da seguinte forma: Paraíba e Rio Grande do Norte (4,06%), Bahia (3,69%), Sergipe (1,69%), Piauí (0,7%), Amazonas (0,39%), Maranhão (0,32%) e Pará (0,27%).

Os percentuais foram calculados de acordo com a produção informada pelas indústrias, por meio do Sistema de Acompanhamento da Produção Canavieira (SAPCana), enviada quinzenalmente ao Mapa.

Segundo a decisão, "somente terão direito ao recebimento da cota as unidades que industrializaram açúcar no ano-safra 2011/2012, em suas próprias instalações fabris, e que estejam com seu parque industrial em condições de processamento da cana-de-açúcar na safra atual".
Imprimir