Imprimir

Notícias / Política

Presidente do Irga recebe embaixador da Nigéria

Assessoria de Imprensa Irga

O encontro teve a finalidade de preparar as ações da delegação gaúcha durante a missão empresarial organizada pelo Governo do Estado que ocorrerá de 26 a 31 de maio. O presidente do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Claudio Pereira, recebeu, nesta terça-feira (07), o embaixador da Nigéria no Brasil, Vincent Okoedion. O encontro teve a finalidade de preparar as ações da delegação gaúcha durante a missão empresarial organizada pelo Governo do Estado que ocorrerá de 26 a 31 de maio.

A Nigéria, hoje, é o principal destino das exportações de arroz, o Brasil enviou ao país em 2012 316 mil toneladas do grão. Okoedion relatou não só a intenção de promover as exportações do arroz gaúcho àquele país, mas também, manifestou o interesse do Governo Nigeriano em atrair produtores e empresários do arroz no país africano.

“As relações com a Nigéria devem incentivar a cooperação entre os povos e o mais importante auxiliar na soberania nacional do país”, ressalta Claudio Pereira.

O embaixador destacou as peculiaridades entre o Brasil e o país africano como o clima e solos parecidos. “O trabalho desenvolvido pelo Irga serve de inspiração para o país, já que estamos aprendendo a desenvolver a rizicultura”, afirmou. A Nigéria possui 167 milhões de habitantes e o arroz é um dos cereais mais consumidos pela população. O embaixador lembra que a demanda pelo cereal é muito grande e mesmo que a lavoura arrozeira se desenvolva no país ainda será necessário continuar importando o grão.

O país é considerado o maior parceiro comercial da África com o Brasil. No ano passado, os negócios entre os dois países somaram 9,5 bilhões de dólares, sendo que o Rio Grande do Sul foi responsável por um quarto desse valor.

A aproximação entre o RS e a Nigéria iniciou em novembro do ano passado, quando da primeira visita do embaixador ao solo gaúcho. No mês passado, a presidente Dilma Rousseff esteve com o presidente nigeriano e ambos firmaram um acordo de cooperação entre os dois países.
Imprimir