Imprimir

Notícias / Geral

Brasil apresenta Produção Integrada Agropecuária em seminário do Mercosul

Ministério da Agricultura

 O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) vai apresentar a experiência brasileira da Produção Integrada Agropecuária (PI Brasil) no III Seminário de Boas Práticas Agrícolas para Países do Mercosul, quarta e quinta-feira (10 e 11), em Puerto Iguazu, na Argentina. Sensibilização e capacitação de produtores, práticas agrícolas sustentáveis e certificação voluntária de produtos agropecuários com agregação de valor serão alguns destaques da atividade brasileira no evento.

O seminário reúne representes de país do Mercosul e convidados para o debate e troca de experiências sobre Boas Práticas Agrícolas (BPA), como a harmonização de um protocolo único de BPA que atenda os países participantes no comércio de produtos agrícolas.

Esse debate dará continuidade à reunião de 2011 quando foram constatados graus diferenciados no avanço de boas práticas nos países da América Latina. Essa troca de experiência pode consolidar critérios oficiais conjuntos entre os países para fortalecer o mercado interno. O Brasil será representado por técnicos do Mapa, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e do setor produtivo.

A PI Brasil é um sistema de produção que gera alimentos e demais produtos seguros e de alta qualidade, mediante a aplicação de recursos naturais e regulação de mecanismos para a substituição de insumos poluentes, garantindo a sustentabilidade e viabilizando a rastreabilidade da produção agropecuária.
Imprimir