Imprimir

Notícias / Agronegócio

Produção de leite da Bolívia cresce com assistência técnica

Famato

Em visita à cidade de Santa Cruz de La Sierra, o analista de Pecuária do Núcleo Técnico da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Carlos Augusto Zanata, se reuniu com representantes da Federação Departamental de Produtores de Leite de Santa Cruz (Fedeple). A entidade agrega nove pequenas associações, todas elas com pelo menos um técnico veterinário para dar assistência aos produtores. A Fedeple também possui uma central de insumos para fornecer produtos aos associados. “O resultado do investimento em assistência técnica foi o que gerou um crescimento de 100% na produção de leite de Santa Cruz de La Sierra nos últimos cinco anos. Este exemplo nos mostra que é possível fazer o mesmo em Mato Grosso”, avalia Zanata.

Fundada em 1977, a Fedeple possui 800 associados, de um total de 5 mil produtores de Santa Cruz de la Sierra. O município é responsável por 60% da produção de leite da Bolívia, que em 2010 foi de 371,7 milhões de litros, de acordo com dados do Food and Agriculture Organization (FAO). A título de comparação, a produção leiteira de Mato Grosso no mesmo ano foi de 510,9 milhões de litros, 27% maior que a produção boliviana, conforme apontou o Diagnóstico da Cadeia Produtiva do Leite de Mato Grosso.

De acordo Zanata,o rebanho de gado leiteiro da Bolívia é composto em sua grande maioria pela raça Holandesa. “Mas os produtores enfrentam problemas de carrapatos e mastites no rebanho. Além disso, existe uma corrente para introduzir o Girolando na região”.

Importação – Como no Brasil, a importação de leite, principalmente da Argentina e do Paraguai, preocupa os produtores bolivianos que tentam investir em tecnologia. “Porém, apesar da proximidade com o Brasil e da intenção de importar tecnologia do nosso país, existe uma dificuldade muito grande para a realização da importação de animais, sêmen e embriões”, explica Zanata.
Imprimir