Imprimir

Notícias / Geral

Deputado delibera questões fundiária com Incra

Carolina Alves - Assessoria

 O deputado federal Nilson Leitão (PSDB/MT) participou na tarde desta terça-feira (19) de audiência no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, o INCRA, para dar continuidade as solicitações referentes às questões fundiárias.

A demanda, que tem sido persistentemente debatida pelo deputado com o instituto, trata sobre a qualidade de vida em que se encontram a população de 13 municípios, do Médio Norte do estado de Mato Grosso, em relação às condições de vida que possuem na região.

Atualmente existem quesitos que necessitam de especial atenção, como por exemplo, a dificuldade de entrada nos assentamentos, pois as estradas estão precárias e limitam o acesso e o escoamento da produção; não existe incentivo para uma construção adequada de habitações, tornando-se impróprias para moradia; e não há um programa de desenvolvimento e extensão rural que possa ser aplicado para orientar e motivar os produtores a buscarem melhores condições de trabalho e renda.

A busca pela regularização fundiária é uma esperança para as mais de 6.774 famílias que se encontram nas situações acima citadas. “Não podemos deixa-los desamparados. Os produtores querem trabalhar, ganhar seu dinheiro honestamente e assim ter uma ascensão para uma melhora na qualidade de vida”, expõe Leitão.

A reunião com o presidente do INCRA, Carlos Guedes, contou com a participação do deputado Júlio Campos, do senador Jayme Campos, do senador Pedro Taques, do deputado estadual Dilmar Dal Bosco e do prefeito de Ipiranga do Norte, Pedro Ferronatto, que propuseram o levantamento dos dados necessários e o cadastro dos profissionais que estão a disposição nos assentamentos para a viabilização da demarcação.
Imprimir