Imprimir

Notícias / Agronegócio

Usina Paraíso inicia moagem confirmando tendência alcooleira

Fabiana Batista | Valor

A Usina Paraíso, localizada em Brotas (SP), iniciou hoje a moagem de cana-de-açúcar da nova safra, a 2013/14. A unidade, uma das primeiras da região Centro-Sul a começar a safra, vai mudar a proporção de caldo da cana direcionada para a produção de etanol dos 40% do ciclo passado para 50% nesta temporada. 

A Paraíso pretende moer 2,3 milhões de toneladas da matéria-prima em 2013/14. A empresa planeja produzir 100 mil toneladas de açúcar e 150 milhões de litros de etanol, o que equivalerá a um mix de 50%, ou seja, metade do caldo da cana será direcionado para o açúcar e a outra metade para o etanol. No ciclo anterior, esse mix havia sido de 40% para o etanol.

A unidade tem como sócio minoritário o Fundo de Private Equity FIP Terra Viva, administrado pela DGF Investimentos. O presidente do fundo, Humberto Casagrande, explica que as cerca de 200 mil toneladas de cana que devem ser moídas no mês de março vão ser computadas no balanço da safra 2012/13, que oficialmente termina em 31 de março e que, portanto terá a sua moagem total elevada de 1,78 milhão de toneladas (processadas até dezembro) para 1,980 milhão de toneladas.

Ele explica que, além das 200 mil toneladas, a unidade vai processar outras 2,3 milhões de toneladas que serão computadas no balanço da nova safra. As outras usinas sucroalcooleiras nas quais o fundo tem participação vão começar a safra no começo de abril e, segundo Casagrande, terão o mix de produção alterado de 40% para 50% do caldo da cana direcionado para o etanol.

Imprimir