Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Alunos distribuem plantas nativas a visitantes da Feira de Conhecimento

Da Assessoria /Empaer

A Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), a pedido da Escola Estadual Liceu Cuiabano “Maria de Arruda Muller”, doou 50 mudas de espécies nativas para a 4ª Feira do Conhecimento, realizada na última sexta-feira (21.09).

O tema central deste ano foi “Resolvendo os problemas do mundo”. A tarefa dos alunos foi identificar um problema que afeta a sociedade, perceber a importância social e elaborar uma forma de resolvê-lo ou mitigá-lo. “Diante desta proposta os alunos do 1º ano, escolheram pesquisar sobre reflorestamento, por isso, solicitamos junto à Empaer, plantas típicas das matas ciliares e também tivemos aulas in loco às margens do rio Coxipó e Cuiabá”, completou a professora de biologia, Maria de Jesus Bertolla Schiavão, que orientou os alunos na montagem do esquema representativo de mata ciliar.

A aluna Raquel Brito de Oliveira, do 1º ano, destacou a importância do tema que eles escolheram para a feira: “Esse tema ainda é algo meio apagado na sociedade, então nós escolhemos, para que as pessoas que vierem nos visitar possam ter a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a importância de se preservar e conservar as matas ciliares de nossos rios”, destacou Raquel.

O diretor da escola Alceu Trentin, explicou como foi a preparação da feira: “Nós temos na feira desde ano, trabalhos das 42 turmas, representando todas as áreas do conhecimento. Os alunos estão desde fevereiro, envolvidos nesses trabalhos, pesquisando, indo atrás de patrocínio e foram eles mesmos que escolheram os temas. Nós enquanto educadores, ficamos felizes ao perceber que o nível de consciência ambiental de nossos alunos é cada vez maior e mais atuante”, frisou.

Como forma de incentivar o reflorestamento, ao final da feira, as mudas foram distribuídas para a comunidade presente.As escolas e demais instituições interessadas em solicitar doações de mudas nativas, poderão enviar ofício à Coordenadoria de Assistência Técnica e Extensão Rural da Empaer. O responsável pela disponibilidade é o engenheiro Florestal Antônio Rocha Vital.

Imprimir