Imprimir

Notícias / Agronegócio

Produtores cobram estoques e governo lançará contratos de opção para compra de milho

Agro Olhar com assessoria

O governo federal analisará demandas dos produtores de suínos e poderá adotar medidas de apoio, segundo o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, durante reunião com o setor nesta quarta-feira (6), em Brasília.

Representantes da Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) participaram do encontro e cobraram do minsitro ações para garantir os custos da principal matriz na alimentação da cadeia produtiva - o milho.

O temor é que os preços internos sejam inflacionados pelo mercado internacional, já que o milho é uma commoditye agrícola e os preços são definidos pelo mercado.

Na reunião, representantes de entidades ligadas à suinocultura entregaram ao ministro as prioridades para 2013. Entre elas, a recomposição de estoques públicos de milho. De acordo com o titular da pasta da Agricultura, entre fevereiro e março será publicada portaria interministerial autorizando o lançamento de Contratos de Opção de Venda para aquisição do cereal por meio de leilões públicos a serem realizados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), vinculada ao Mapa.

“Sabemos da necessidade da recomposição de estoques e lançaremos contratos com preços adequados para essa finalidade”, explicou Mendes Ribeiro, acrescentando que dialogará com os demais ministérios para tratar das demandas dos suinocultores.

Em janeiro deste ano, o governo federal autorizou, em caráter excepcional, a compra de até 300 mil toneladas de milho para recomposição de estoques públicos, que serão utilizados para venda em Balcão a pequenos produtores da área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).
Imprimir