Imprimir

Notícias / Geral

Mapa lança chamada pública para capacitação de jovens

Ministério da Agricultura

 O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) lançou, nesta segunda-feira (24), sua primeira chamada pública para seleção de projetos de capacitação em associativismo rural e cooperativismo para juventude dos Centros Familiares de Formação por Alternância (Ceffa) das regiões Nordeste (NE) e Sul (S), no valor de R$ 800 mil. De acordo com o edital publicado no Diário Oficial da União (DOU), entidades sem fins lucrativos interessadas na chamada deverão cadastrar seus projetos no Sistema de Convênios do Governo Federal (Siconv) até o dia 21 de outubro.

Respeitando a diversidade cultural e regional, o Mapa busca qualificar, formar e capacitar a juventude rural para ampliar a participação, a inclusão social e o protagonismo dos jovens em cooperativismo e associativismo rural, além de promover a melhoria dos processos de gestão e desenvolvimento do cooperativismo e do associativismo rural brasileiros. Serão selecionados dois projetos no valor de R$ 400 mil, um para a Região Nordeste e outro para a Região Sul, para o trabalho com jovens de 15 a 29 anos e mulheres agricultoras dos Ceffas de ambas as regiões. O prazo para execução dos projetos é de 18 meses. As entidades deverão apresentar contrapartida no valor mínimo de 5% para o projeto do Nordeste e de 10% para o do Sul.

Dentre as atividades previstas na capacitação estão aulas teóricas e práticas e visitas técnicas a cooperativas e associações rurais, com abordagem dos aspectos sociais, técnicos e econômicos, bem como os fundamentos legais relacionados ao setor. A ideia é aprofundar ações que venham a fortalecer a institucionalização de políticas públicas voltadas ao cooperativismo, à inclusão social e ao protagonismo juvenil nas associações rurais e cooperativas nas duas regiões.
Imprimir