Imprimir

Notícias / Geral

Ministério reconhece gado curraleiro pé-duro como raça brasileira

Globo Rural

 Uma portaria do Ministério da Agricultura reconheceu o gado curraleiro pé-duro como raça brasileira. O título autoriza a associação de criadores, que fica em Teresina, a efetuar os registros genealógicos desses animais. O curraleiro pé-duro é rústico e bastante adaptado ao clima do sertão.

O animal, reconhecido no Piauí como patrimônio histórico e cultural do estado por ter sido decisivo para o povoamento da região, é extremamente resistente às condições do semiárido. O gado pé-duro, considerado um animal de pequeno porte, pesa uma média de 300 quilos. Esses bovinos são rústicos e se adaptam bem a pastagens de baixa qualidade.

“É um gado que há mais de 300 anos vem se adaptando às condições climáticas do Piauí. É de uma fecundidade alta e de uma produtividade muito grande. Apesar do pequeno porte, ele tem uma produtividade bem mais alta em relação ao gado zebuíno”, diz o criador Luiz Lobão.

A Associação Brasileira dos Criadores de Gado Curraleiro Pé-Duro estima que existam três mil exemplares da raça no Brasil.
Imprimir