Mato Grosso exportou mais de 348 mil toneladas de carne bovina no primeiro semestre deste ano. A China é apontada como a principal compradora da proteína. Os dados são da Secretaria de Comércio Exterior (Secex). Brasil possui a carne mais sustentável a nível mundial.
Leia também:
Entrada de outros países na disputa pela carne mato-grossense ajuda a reduzir dependência da China
Somente no mês de junho o estado exportou 57,33 mil toneladas de proteína bovina. No primeiro semestre deste ano foram enviados ao exterior 348,85 mil toneladas de carne.
A China ainda é a principal compradora de carne bovina de Mato Grosso com a participação de 41,82%. Os Emirados Árabes também aparecem com a participação de 14,36% na importação da carne.
Um dos motivos pela proteína vermelha ser tão importada por outros países é a baixa pegada de carbono e sustentabilidade da biodiversidade.
"Por fim, para o 2º sem/24 espera-se que as exportações continue em alto patamar, uma vez que sazonalmente o volume exportado no 2º semestre tende a ser maior que o 1º semestre.", diz relatório do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária.