Imprimir

Notícias / Geral

Ciência caminha para uma vacina universal contra a Influenza Aviária

Avisite

 Atuando em estreita colaboração, pesquisadores de três diferentes instituições britânicas – The Pirbright Institute, Universidade de Oxford e Jenner Institute – anunciam que estão a caminho de produzir uma vacina única contra a Influenza Aviária.

Líder das pesquisas que vêm sendo desenvolvidas, o Dr. Colin Butter observa que “embora as vacinas disponíveis contra a gripe aviária sejam específicas para um determinado tipo de vírus, é possível desenvolver um imunizante que proteja as aves – e, finalmente, as pessoas! – contra diferentes subtipos de vírus utilizando apenas uma vacina”. E conclui: “em princípio, nosso trabalho sugere ser possível desenvolver uma vacina universal”.

Ao divulgarem essas informações, os pesquisadores britânicos também destacaram que a carne de frango se tornou a mais acessível fonte de proteínas do mundo e sua demanda cresce continuamente, especialmente nas economias emergentes do Leste e Sudeste asiático: “Com a população mundial chegando aos 9 bilhões por volta de 2050, doenças como a Influenza Aviária põem em risco a segurança alimentar. É necessário, pois, eliminá-la para garantir o aumento da produção avícola”.

Não só isso, porém: além de ocasionar sérios prejuízos à avicultura, o vírus da Influenza Aviária, como outros tipos de vírus, sofre mutações que podem transformá-lo em um organismo infectante do homem. Sob esse aspecto, o desenvolvimento de uma vacina universal é passo estratégico na futura prevenção da gripe sazonal humana ou – o que é mais importante – de uma eventual gripe pandêmica.

Detalhe: nas pesquisas até agora realizadas, a equipe de pesquisadores vem se utilizando de um vírus da gripe humana que se mostrou capaz de desenvolver a buscada resposta imunitária em frangos. E isso, em tese, significa que a vacina produzida a partir desse vírus pode propiciar proteção contra vários tipos de vírus da Influenza.
Imprimir