Imprimir

Notícias / Emprego

MT foi a segunda unidade federativa que mais gerou oportunidades de empregos no país

Da Redação

Em 2023, Mato Grosso alcançou um saldo positivo de 40.726 novas vagas de emprego, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho, tornando-se a 2ª unidade federativa que mais gerou oportunidades de trabalho proporcionalmente à população.

Leia também
MT é o 5º estado com maior geração de energia solar; Cuiabá em terceiro entre municípios


No período de janeiro a dezembro, foram registradas 620.164 admissões e 579.438 desligamentos. O Distrito Federal liderou em termos proporcionais, enquanto São Paulo obteve o maior saldo em números absolutos (390.719). No entanto, a proporção de vagas por habitante foi mais expressiva no Distrito Federal (1,31%) em comparação com São Paulo (0,88%).

O secretário de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, atribuiu o quase pleno emprego em Mato Grosso às medidas adotadas pelo Governo do Estado, incluindo concessão de créditos pela agência Desenvolve MT e desburocratização no acesso a benefícios fiscais.

O resultado positivo abrangeu os cinco grandes setores econômicos do estado, totalizando 874.870 empregos formais, com um saldo positivo de 40.726. O setor de serviços liderou o crescimento, seguido pela indústria, construção, agropecuário e comércio.

Vinicius Hideki, coordenador do Centro de Dados Econômicos, destacou que as variações nos setores podem ser influenciadas por diversos fatores, como mudanças na economia global, políticas governamentais e condições climáticas. Ele expressou otimismo para janeiro, considerando o histórico positivo do Novo Caged desde 2020, apesar da retração no final de 2023 em Mato Grosso.
Imprimir