Notícias / Agronegócio
Qualidade do arroz é debatida em Pelotas
Assessoria
Todo o ano a agricultura passa pelo mesmo processo; preparo da terra, plantio, colheita e armazenagem. Em geral, o produtor rural preocupa-se em ter bons equipamentos para o período de pré-plantio e plantio, em fazer um bom preparo de solo, fornecer nutrientes adequados fungicidas herbicidas, etc. Mas quando se trata da penúltima etapa, a armazenagem, esquece de tomar alguns cuidados com os grãos que estão guardados.
Para o diretor comercial da Qualygran, empresa distribuidora do sistema Cycloar em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, Julio Espel, destinar maior atenção as unidades de armazenagem pode fazer uma grande diferença no resultado financeiro final da safra. “Podemos agregar facilmente de 3 a 7% em ganhos, ao eliminar problemas decorrentes do tempo em que o grão fica armazenado”, salienta. Segundo ele os defeitos metabólicos decorrentes deste período como, grãos amarelos, ardidos, cremados, manchados além de ação de insetos, perda de matéria seca, perda de base úmida que são as principais causas para a depreciação do produto no momento da comercialização. “Sem falar do desperdício de energia elétrica por aeração inadequada”, ressalta.
Espel explica que o Sistema de Aeração Cycloar, tecnologia criada no Brasil, vem contribuindo de forma significativa na eliminação desses problemas. A implantação do sistema juntamente com um ajuste na parte operacional resultará em qualidade e valor agregado ao grão. O dirigente lembra que atualmente já são milhares de equipamentos instalados na área agrícola, muitos na região sul do Rio Grande do Sul, como é o caso da Cerealista MH, de Pelotas, do produtor Marcelo Zanetti, da Cerealista Amarílio, de Arroio Grande e do produtor Carlos Alberto Iribarren, entre outros. “Temos as armas, devemos regular a mira e implantar a “armazenagem de precisão”, afirma Espel.
Para debater temas relativos à qualidade do arroz, item no qual o Sistema Cycloar está diretamente relacionado, a Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, está promovendo o 5º Simpósio Brasileiro da Qualidade do Arroz, que acontece entre os dias 12 a 14 de dezembro, na Faculdade de Agronomia, Campus de Capão do Leão.