Imprimir

Notícias / Agronegócio

Pecuária, economia e política: Norte Show têm início com expectativa de 40 mil visitantes; confira programação

Da Redação - Michael Esquer

Com 240 expositores e expectativa de 40 mil visitantes, a Norte Show 2022 teve início, nesta terça-feira (19), e segue até sexta-feira (22). Entre os assuntos que devem ser discutidos estão política, economia, nutrição animal e motivação pessoal. As conferências principais acontecem às 18h no Tatersal do Parque Tecnológico da Associação dos Criadores do Norte de Mato Grosso (Acrinorte), em Sinop (498 km de Cuiabá). 

Leia também:
Aprosoja-MT discute ações de combate às mudanças climáticas durante evento em Nova Iorque

De acordo com a assessoria do evento, nesta quarta-feira (20), acontece a primeira palestra magna, oferecida pela Inpasa, que tratará sobre o "Diferenciais e Possibilidades da Utilização do DDGS na Nutrição de Ruminantes", com professor doutor do Departamento de Zootecnia da Esalq/USP, Flávio Portela Santos.  

"Vamos fazer uma breve introdução sobre qual é a produção desses co-produtos do etanol de milho e as perspectivas até o final dessa década. Caracterizar os diferentes co-produtos disponíveis. E vamos entrar na parte aplicada deles, inicialmente na suplementação proteico energética de animal em pasto, seja na seca, seja nas águas, principalmente pra animais em recria, mas também com animais em terminação em pasto", adiantou o professor Flávio.

Ainda conforme a assessoria, na quinta-feira (21), a apresentação principal será com o jornalista e apresentador do jornal “Os Pingos nos Is”, da Jovem Pan, Augusto Nunes, que trará um apanhado sobre "A Política, a Economia e o Agronegócio em 2022".  Em um oferecimento do Lide-MT, o papo junto com comentarista Silvio Navarro, que será voltado a economia nacional, nas atuais conjunturas que o país passa, em especial a importância do agro e como o setor pode ajudar a economia brasileira.

Na sexta-feira (22), a atração do dia será com Diego Hurtado. Ele é jornalista, apresentador e palestrante. Ficou conhecido como apresentador do jornal diário MT1 da TV Centro América, em Mato Grosso. Diego fará um papo de cunho motivacional, com o tema "Você é o que Você Pensa - Seus Pensamentos Ditam Seus Resultados". A palestra é oferecida pelo Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso (Sindusmad).

"Eu não vou nem fazer convite, vou convocar a todos a estarem neste bate papo, pra falar sobre a qualidade dos seus pensamentos, tomada de atitude, tomada de consciência. Gratuito, só chegar", convida Diego Hurtado.

Além das magnas, a Norte Show ainda proporcionará mais 29 palestras técnicas para os visitantes. O presidente da Acrinorte, Olvide Galina, explica que, além de negócios, o local é também uma oportunidade de conhecimento. 

"Ninguém saíra da Norte Show sem levar um conhecimento novo para o seu negócio e até para o crescimento pessoal. Tem oportunidade pra todo mundo. Diversificamos tudo por aqui, principalmente as nossas palestras, para atender a todos. Participem e aproveitem ao máximo essa oportunidade única", convidou Galina.

Nossa feira é democrática", afirma presidente da Norte Show

"É uma feira de negócios, conhecimento, lazer, cultura e que qualificamos ser gigante pela própria natureza, não só pelo seu tamanho em estrutura que é muito impressionante, mas porque é uma feira democrática e isso a faz gigante". Isso é o que disse o presidente da Acrinorte, Olvide Galina, durante a abertura oficial da Norte Show, realizada nesta terça-feira (19), no Tatersal do parque.

De acordo com a assessoria do evento, a abertura contou com a presença de expositores, patrocinadores, autoridades de diversos municípios, representantes de entidades de classe do setor produtivo, secretários de estado, parlamentares municipais e estaduais.

Ainda de acordo com presidente da Acrinorte e da Norte Show, o primeiro desafio deste ano foi realizar a feira após duas edições suspensas por conta da pandemia. Obstáculo superado e com avanços, comemora seu Galina. "Aqui estamos, desde muito cedo trabalhando, desde às 9h com os portões abertos, com muito movimento e várias palestras já realizadas. E começamos muito bem, superando em 40% o total de expositores, se compararmos com a última edição", enfatizou durante o discurso.

Quem também esteve presente no ato foi o presidente do Sindicato Rural de Sinop, Ilson Redivo. Ele discursou durante a abertura e lembrou a importância da feira, enaltecendo a potência produtiva de Mato Grosso, que se destaca na produção de carne bovina, soja, milho, algodão, gergelim, dentre outros.

"Produzimos tamanha riqueza utilizando apenas 12,52% da área do estado destinado para a agricultura e 25.73% para pastagem. No entanto, preservamos em nossas propriedades particulares 41% da área do estado. Somando a estes 41,02% de área preservada, mais 15.44% de terras indígenas, mais 4.45% de unidades de conservação, temos o total de 60.91% de áreas preservadas nos diversos biomas no nosso estado. Somos os maiores preservadores do mundo", enalteceu Redivo.

Roberto Dorner, prefeito de Sinop, lembrou da importância que a Norte Show tem para o município, pois aquece o comércio local, com aumento de vendas, hospedagens, locação de veículos e procura nas prestações de serviços e mão de obra das mais diversas áreas. Ele lembrou também da potência da agroindústria e agricultura familiar.

"Esse evento mostra para toda a região do Estado o poder do agro em nosso município, por isso a Prefeitura de Sinop fez questão de participar mostrando os trabalhos que nossa equipe técnica desenvolve com a Agricultura Familiar. A Norte Show, ainda, fomenta toda economia de Sinop, com a vinda dos produtores rurais e demais envolvidos no setor a nossa cidade. A organização está de parabéns", disse o prefeito Dorner.

Sobre a feira

De acordo com a assessoria, esta é a terceira edição da Norte Show. Os portões são abertos sempre a partir das 9h da manhã para visitas aos estandes, vitrines, negociações e participação de palestras. Com pilares baseados na pecuária, agricultura comercial e agricultura familiar, este ano a Norte Show estima que mais de 40 mil pessoas passem pelo local durante os quatro dias de evento. Além disso, um dos focos é ultrapassar os números da última edição, que atingiu R $1 bilhão em negociações entre os parceiros e expositores.

São mais de 240 expositores entre demonstração de produtos e serviços, novidades em tecnologia, genética animal, máquinas e implementos, dentre outros. Os visitantes poderão acompanhar 35 vitrines tecnológicas de plantios com culturas como soja, milho, sorgo, café, hortifrúti e jardinagem. Vão ainda visitar estandes que proporcionarão as transações financeiras. Participar de palestras, leilão virtual, bem como das programações e atrativos dos parceiros e expositores.

Com objetivo de gerar conhecimento, despertar interesse e aproximar o setor produtivo da comunidade escolar, a feira traz uma parceria nova com o movimento Agroligadas, que proporcionará a visitação de aproximadamente 2 mil crianças do 4º ano, aos estandes, vitrines tecnológicas e exposições de máquinas e animais. A ação conta com apoio da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT). As atividades da feira iniciam a partir das 9h, com abertura dos portões para visitação dos estandes, vitrines e participação de palestras. Saiba mais em norteshow.com.br e @norteshow.

Patrocinadores

Os patrocinadores e apoiadores desta edição são: Inpasa e EuroChem – Fertilizantes Tocantis, Blindex, Agroinsumos, Guarapari – Construção e acabamentos, Machado Supermercados, Sicredi, Cervejaria Severa, Jhonrob, Mineradora Tapajós, Senar, Aprosoja Mato Grosso, Ucayali Hotel, EcoPower Energia Solar, Unimed Norte de Mato Grosso. E ainda conta com apoio da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Câmara Municipal e Prefeitura de Sinop.

 
Imprimir