Dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) mostraram que Mato Grosso teve queda de 3,15% no emplacamento de veículos no mês de fevereiro, se comparado à janeiro deste ano. Em relação à fevereiro de 2021, a queda foi de 9,74%. Por outro lado, os números mostraram que o segmento de automóveis teve alta de 17,09% no estado. Os demais segmentos tiveram queda.
Leia mais:
Sine Municipal oferta 589 vagas de emprego com salários de até R$ 3 mil e benefícios; veja lista
A Fenabrave apontou para alta nas vendas de automóveis (17,09%) e comerciais leves (10,39%). Juntos apresentam alta de 14,54%. Tratando-se do emplacamento, fevereiro emplacou 6.356 veículos. Em janeiro, foram 6.563 unidades.
Ainda em fevereiro, foi registrada diminuição nas vendas no Estado entre os veículos pesados. O comércio de caminhões e ônibus teve queda de 23,02%. No segmento de implementos rodoviários, o recuo ficou em 10,85%. Segmento de motocicletas também caiu, na casa dos (-18,95%).
A queda pode ser explicada, conforme a federação, pelo reduzido número de dias úteis que o mês de fevereiro possui.
O Decreto Federal nº 10.979, anunciado pelo Ministério da Economia, em 25 de fevereiro, promoveu uma redução de 18,5% na alíquota do imposto para a nova produção. Contudo, ainda não é possível fazer projeções para o ano, pois não é possível mensurar o impacto da guerra entre Rússia e Ucrânia.
Cidades-pólo
Em Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop, Tangará da Serra, Sorriso, Cáceres, Primavera do Leste, Lucas do Rio Verde e Nova Mutum, os dados são positivos em todos os segmentos. Em Cuiabá, por exemplo, a venda de automóveis alcançou 35,79% de aumento. Comercial leve apresentou 22,58% de alta.