Imprimir

Notícias / Geral

Com diversidade agrícola, Campo Novo da Parecis tem se destacado no cenário do agronegócio em MT

Da Redação - Michael Esquer

Com milhares de hectares cultivados com soja, milho, algodão, cana de açúcar, milho, pipoca, girassol e feijão, Campo Novo do Parecis (391 km de Cuiabá) tem se destacado no cenário da agricultura em Mato Grosso. A cidade é sede da Parecis SuperAgro, uma das principais feiras de tecnologia e negócios do setor agrícola mato-grossense, que acontece neste mês. 

Leia também:
Conselheiros da Aprosoja desconversam sobre investimento em atos antidemocráticos e apontam irregularidades em 72% dos contratos

De acordo com a assessoria do evento, a diversificação agrícola é marca registrada do município da região Noroeste mato-grossense. Com uma área total de 944,8 mil hectares, a cidade preserva 60% das terras, mesma média de área preservada no estado de Mato Grosso. 

São mais de 380 mil hectares cultivados com soja, o que representa 3,47% da área total do estado (10,92 milhões de hectares), conforme o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). O milho de segunda safra (plantado na mesma área, após a safra de soja) ocupa mais de 250 mil hectares, ou 3,98% do total cultivado em Mato Grosso, que é de 6,28 milhões de hectares. 

O algodão também é destaque, com 120 mil hectares (10,61% da área total estadual de 1,13 mil hectares). Há, ainda, o cultivo de milho pipoca, que destaca o município a nível nacional como o maior produtor do grão. 

Nesta safra, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), devem ser cultivados 29.650 hectares de milho pipoca. Outras culturas que merecem registro são o girassol, com 19,7 mil hectares, e a cana-de-açúcar, com 32 mil hectares. 

Nesse cenário, a Parecis SuperAgro explica que a grande oferta de grãos também é um incentivo também para as atividades pecuárias, pois significa disponibilidade de matéria-prima para ração animal. Campo Novo do Parecis, de acordo com o último Censo Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),  soma 103.155 bovinos, 2.731 ovinos e 1.207 suínos. 

Polo regional 

Ainda conforme a organização do evento, a produção agrícola faz com que a população de Campo Novo do Parecis seja intimamente ligada ao campo, pois gera emprego e renda para cerca de 45 mil moradores do município, que tem apenas 33 anos de fundação. 

Segundo a Parecis SuperAgro, atualmente, muitos moradores de cidades vizinhas procuram Campo Novo para realizar negócios, estudar ou utilizar a rede de comércio e serviços. A busca, segundo a feira, concede ao município o status de polo regional.

Sobre a Parecis SuperAgro

Considerada uma das principais feiras de tecnologia e negócios do agro mato-grossense, a Parecis SuperAgro 2022 deve acontecer entre 29 de março e 1º de abril, em Campo Novo do Parecis. Com programação focada em inovação e sucessão na gestão rural, o evento mantém a projeção de reunir uma média diária de 5 mil pessoas no parque de exposições Odenir Ortolan.

“Atualizamos nossa programação, adequando as atrações para o contexto político e econômico que temos hoje e estamos prontos para receber os visitantes de forma segura”, observa o presidente do Sindicato Rural de Campo Novo do Parecis, Bruno Giacomet. O sindicato é quem promove a feira agrícola, que mantém o formato de palestras técnicas, vitrine de produtos e serviços e leilões de gado.
Imprimir