Notícias / Agronegócio
Paquistão pode implantar programa semelhante ao PAA
Raimundo Estevam - Conab
A experiência da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) na execução do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) pode ser desenvolvida pelo governo do Paquistão, a partir do próximo ano. A proposta de acordo de cooperação foi encaminhada na semana passada, no país asiático, durante um seminário sobre Política Pública de Combate à Fome e Extrema Pobreza, promovido pela Embaixada do Brasil e pela Organização das Nações Unidas para Alimentação de Agricultura (FAO).
As ações da Conab na formação de estoques e abastecimento alimentar e as modalidades específicas do PAA foram apresentadas pelo assessor da Diretoria de Política Agrícola e Informações da Conab, Vicente José Puhl, a um público formado por cerca de 200 representantes do governo paquistanês e de países como Estados Unidos, Cuba e da própria FAO. Segundo Puhl, uma missão paquistanesa deve vir ao Brasil em fevereiro do próximo ano para conhecer in loco as ações do Programa Fome Zero, entre elas o PAA e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).
O Paquistão tem condições adequadas para implantação dos programas, com uma estrutura agrícola formada por pequenos agricultores familiares que produzem uma variedade de alimentos, como frutas, verduras, castanhas, arroz e uma grande produção de trigo, admite. No entanto, o governo daquele país dispõe de pouca estrutura para atuação e o país vive em meio a muitos conflitos internos que têm prejudicado o abastecimento alimentar.