Imprimir

Notícias / Energia

Com bandeira vermelha em maio, mato-grossenses devem pagar R$ 4,16 por cada 100k/Wh consumidos

Da Redação - Michael Esquer

Os mato-grossenses devem sentir no bolso o aumento da bandeira tarifária acionada para o mês de maio. Enquadrada na cor vermelha, patamar 1, o custo da energia elétrica será de R$ 4,169 para cada 100k/Wh. De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), abril marcou o fim do período de transição entre as estações úmida e seca nas principais bacias hidrográficas do Sistema Interligado Nacional (SIN).

Leia também:
Juiz veta cobrança de ICMS em unidade consumidora que utiliza energia solar


A agência justifica o aumento, pelo fato de maio ser caracterizado como o início do período seco, onde os principais reservatórios apresentam estoques reduzidos para essa época do ano. Deste modo, a Aneel identifica o período como uma sinalização de patamar desfavorável de produção pelas hidrelétricas e elevada necessidade de acionamento do parque termelétrico, pressionando os custos relacionados ao risco hidrológico (GSF) e o preço da energia no mercado de curto de prazo (PLD). 

Com o acionamento da bandeira vermelha, a agência enfatiza a importância de reforçar aos consumidores ações relacionadas ao uso consciente e ao combate ao desperdício de energia.

Bandeiras 

Criado pela ANEEL, o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada, possibilitando aos consumidores o bom uso da energia elétrica. O funcionamento das bandeiras tarifárias é simples: as cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração.

Confira abaixo algumas dicas de economia de energia:

Chuveiro elétrico
Geladeira
Iluminação
Ferro de passar
Aparelhos em stand-by
Imprimir