Imprimir

Notícias / Agronegócio

Assustados com dívidas de quase R$223 mi, produtores tentam 'resgatar' soja em empresa que entrou em recuperação judicial

Da Redação - Isabela Mercuri

Após a empresa de armazenamento e comércio de grãos Indiana Agri – Comércio e Exportação de Cereais Eireli ter anunciado que entrou em recuperação judicial, diversos credores, com medo de não serem pagos, foram até a sede, na saída de Nova Xavantina para Água Boa, para tentar retirar sua soja. Em um documento que roda as redes sociais dos produtores com a lista dos credores, a dívida soma R$222.297.515, 49.

Leia também:
Produtores com dificuldades desde antes da pandemia não terão novos prazos para pagar prestações
 
No último dia 15 de abril, quarta-feira, a empresa emitiu uma nota informando que havia ajuizado o pedido de recuperação judicial. “A empresa sempre primou pela pontualidade em todas as negociações, o que gerou o quadro de confiança do mercado. Todavia, em razão de fatores alheios a sua vontade, viu o seu fluxo de caixa ser comprometido substancialmente pela oscilação de mercado, impondo a necessidade do ajuizamento do pedido de recuperação judicial”, afirmou.
 
No entanto, a Indiana Agri afirmou que iria cumprir com os contratos, “eis que se trata de uma prestação de serviços para os produtores que não possuem condições de estocarem seus produtos”. Mesmo assim, a situação assustou os produtores.
 
Dois dias depois do anúncio, a Aprosoja também se manifestou, afirmando que “vê com preocupação a medida judicial ingressada em virtude do impacto na cadeia produtiva, em especial aos que se beneficiam direta e indiretamente dessa atividade”.
 
Ainda segundo a Aprosoja, o processo se encontra em segredo de justiça. A associação orientou os associados a juntar todos os documentos que comprovem as relações comerciais de seu crédito com a Indiana Agri e buscar assessoria jurídica “para representá-los no processo e garantir a preservação dos seus direitos dispostos no ordenamento jurídico brasileiro”.

Atualização: 

A Polícia Civil confirmou o registro da ocorrência de 'vias de fato' atendida e registrada pela Polícia Militar no último dia 16 às 08h20, no pátio de armazéns de cereais na BR 158 - zona rural do município de Nova Xavantina. No entanto, por se tratar de ocorrência envolvendo delito contra a pessoa de âmbito privado, não passou detalhes visando a preservação da vítima, bem como para não atrapalhar as diligências investigativas. Um procedimento foi instaurado e o caso é investigado pela Delegacia de Polícia de Nova Xavantina. 






Imprimir