Imprimir

Notícias / Geral

​Venda e lançamento de novos imóveis cresce no segundo trimestre do ano

Da Assessoria

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) divulgou que as vendas de imóveis no segundo trimestre  cresceram  16% na comparação anual. Ao todo, foram finalizadas transações de 32.813 unidades de imóveis à venda.

Os lançamentos imobiliários, no período de abril a junho, cresceram quase 12% na base anual, contabilizando 30 mil unidades - 96% ante o primeiro trimestre.
 
<h2>Começo do 2º semestre também é positivo</h2>
Os números para o  segundo semestre de 2019 também começaram positivos, em comparação com julho do ano passado, houve crescimento de 113% na quantidade de unidades vendidas e 25% em relação às unidades lançadas.

Conforme divulgado pelo departamento de Economia e Estatística do Secovi-SP (Sindicato de Habitação) na Pesquisa de Mercado Imobiliário, em agosto, foram comercializadas de 4.405 unidades residenciais novas. O número de imóveis residenciais à venda adquiridos, foi 34,1% maior do total comercializado no mês de julho (3.284) e 70%  acima das vendas do mesmo mês em 2018 (2.581).

Em comparação ao total de unidades comercializadas, no período que abrange setembro de 2018 e agosto de 2019, mais de 40 mil unidades foram comercializadas, um aumento de 40% em relação ao mesmo período do ano anterior (2017 a 2018).

Nesse período, a região Sul de liderou no número de unidades vendidas (1.068 unidades), enquanto a região leste teve a maior quantidade de lançamentos de casas apartamentos em São Paulo à venda (1.530 unidades).


<h2>Apartamentos compactos destacam-se </h2>
Nem sempre a área total do apartamento em São Paulo é o único fator para determinar se o imóvel é de fato confortável, os apartamentos studios são prova disso. Com espaços compactos os studios em São Paulo oferecem serviços pay per use, lavanderia e espaço pet. Na maioria das vezes, os studios são escolhidos por solteiros e casais sem filhos.
 
Em julho, os apartamentos à venda com faixa entre 45m² e 65m² destacaram-se em todos os indicadores de vendas (243 unidades) e oferta (3.895). Encaixam-se nessa categoria os apartamentos studios.

O bom desempenho do mercado imobiliário também teve influência positiva na economia, sobretudo no PIB (Produto Interno Bruto), que apresentou crescimento acima do esperado para o segundo trimestre em relação ao trimestre anterior, com 0,4%.
Imprimir