Imprimir

Notícias / Política

Mato Grosso ocupa a 9ª posição no Ranking de Competitividade dos Estados

Da Redação - Thaís Fávaro

Mato Grosso ficou em 9º lugar na edição 2019 do Ranking de Competitividade dos Estados, ferramenta de avaliação da gestão pública desenvolvida pelo CLP - Liderança Pública com o intuito de prover diagnósticos sobre destaques e desafios enfrentados por áreas essenciais da administração pública. Em relação ao pilar de Eficiência da Máquina Pública, o Estado ocupa a 6ª posição. Em 2015, o Estado chegou a ocupar o 14º lugar. Os resultados completos do ranking estão disponíveis AQUI.
 
Leia mais
Após simplificar incentivos, governo busca abertura de mercados para pecuária de MT 
 
Nos pilares de Educação e Infraestrutura o estado também apresenta melhora perene desde 2015. No primeiro, o estado está 6 posições acima do que estava em 2015. Já em Infraestrutura, Mato Grosso está 13 posições acima do que estava em 2015.
 
No pilar Sustentabilidade Ambiental, o estado tem performado mal desde 2015 nunca tendo ficado acima da 20° posição nesse pilar(esse ano ficou na 22° posição). Analisando mais profundamente a questão, notamos que Mato Grosso é um dos estados que mais emitem CO2 no país além de apresentar baixa qualidade de serviços urbanos, como coleta de materiais especiais e limpeza urbana.
 
Por fim, em termos fiscais, Mato Grosso também apresenta grandes desafios tendo baixa capacidade de investimento, resultado primário negativo além de alocar grande parcela das receitas estaduais para custear despesas com pessoal. Esses fatores explicam o mau desempenho do estado no pilar de Solidez Fiscal no qual ocupa somente a 24° posição tendo perdido 10 posições na edição deste ano. 
 
Sobre o ranking

O Ranking de Competitividade dos Estados é uma das principais ferramentas de avaliação da gestão pública do Brasil e busca pautar a atuação de líderes públicos em dez áreas-chave (Sustentabilidade Ambiental, Capital Humano, Educação, Eficiência da Máquina Pública, Infraestrutura, Inovação, Potencial de Mercado, Solidez Fiscal, Segurança Pública e Sustentabilidade Social). Disponível numa plataforma online, o ranking traz um diagnóstico completo das performances estaduais em 69 indicadores distribuídos pelas áreas-chave.
 
Sobre o CLP
 
O CLP - Liderança Pública é uma organização sem fins lucrativos e suprapartidária que engaja a sociedade e desenvolve líderes públicos para enfrentar os principais problemas do Brasil. Focado no desenvolvimento de lideranças e na aprovação de mudanças estruturais para o desenvolvimento do país, o CLP atua com diversos setores buscando transformar o Brasil em articulação com a sociedade.
 
Imprimir