Imprimir

Notícias / Política

Medeiros aponta que moratória da soja prejudica o desenvolvimento e pede ajuda da oposição

Da Redação - José Lucas Salvani

O deputado federal José Medeiros (PODE) apontou que a moratória da soja no Cerrado brasileiro prejudica o estado de Mato Grosso e o Brasil no mercado internacional, durante a tribuna da Câmara Federal. Ele também pediu ajuda ao Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) para “defender a soberania nacional”.

Leia mais:
Sefaz simplifica procedimento para abertura de empresa e inscrição estadual agora é imediata

"Em nome do Brasil, o PT e o PSOL deveriam defender a soberania nacional, mas no afã de querer arrebentar com o governo eles acompanham o discurso da França, Alemanha e tantos outros países que na verdade só querem que o Brasil deixe de ser competitivo e  maior produtor de grãos do mundo. Em Mato Grosso, entidades com o Aprosoja e Famato estão lutando para manter a soberania brasileira ao se posicionarem contrárias a moratória da soja no Cerrado", frisa José Medeiros.

Segundo Medeiros, a moratória, que propõe não financiar ou comercializar soja produzida no Cerrado, não passa de uma ação para prejudicar Mato Grosso e o Brasil, ao contrário de promover uma preservação do meio ambiente. “Eles estão dando milhões de dólares a tradings para que elas não comprem soja produzida no Cerrado brasileiro, em propriedades que estão legalizadas e que não cometem nenhuma irregularidade. Isso é um atentado a soberania nacional", afirma o parlamentar.

Medeiros aponta que o país é o mais preserva o planeta, com 80% das florestas e áreas de transição preservadas. O Brasil também tem 67% da vegetação preservada, além de promover a proteção de encostas e mata ciliar.

Atualmente, há uma moratória em vigor para o bioma amazônico e a ideia em discussão é criar um segundo pacto referente ao Cerrado. A Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil) também já se posicionou contrária.
Imprimir